Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Artigo

Comunicação faz diferença ao profissional de sucesso! - por Valter Bampi

Quanto mais o profissional cresce, mais dependerá da qualidade de comunicação e da arte de falar, que pode e deve ser aprendida e aperfeiçoada sempre.

Comunicação faz diferença ao profissional de sucesso! - por Valter Bampi

Timidez, nervosismo, receio, falta de domínio do conteúdo prejudicam desempenho do profissional que precisa conduzir uma reunião, fazer apresentação, participar de uma conferência. Alguns até não são tímidos, conhecem, razoavelmente o assunto, mas não sabem alinhar raciocínio de forma lógica, por isso passam a impressão de que não dominam o tema. Sentem receio de críticas. Pratique!

Alguns são estimulados e aproveitam as oportunidades para falar em público ao longo da vida. Errando e acertando, aprimoram as competências e desenvolvem habilidades de comunicação. Quando isso não ocorre, os profissionais que conquistam posição podem desenvolver habilidade em cursos. Quanto mais o profissional cresce, mais dependerá da qualidade de comunicação e da arte de falar, que pode e deve ser aprendida e aperfeiçoada sempre. Recomendações abaixo:

1 – Seja natural – é preferível cometer erros técnicos de comunicação, se apresentando com naturalidade, do que usar técnicas com algum tipo de artificialismo.

2- Fale com emoção- não demonstre interesse ou envolvimento ao assunto que apresentamos, não podemos pretender que ouvintes se interessem.

3 – Tenha começo, meio e fim- conquiste ouvintes no início, revele o assunto que irá apresentar, qual problema deseja solucionar e mostre solução. Refute possíveis abjeções. Conclua pedindo aos ouvintes refletirem ou agirem de acordo com a mensagem ou proposta. Use bem a voz, com volume adequado ao ambiente. Alterne volume, velocidade da fala e pronuncie bem as palavras.

4- Transmita mensagem – Use vocabulário apropriado para cada tipo de público. Termos técnicos apenas para aqueles que conheçam a atividade profissional, evitando expressões vulgares.

5-Elimine vícios – como “né? tá? ok?” no final das frases e “ããããã” ou “ééééé” nas pausas.

6-Cuide da boa linguagem- conjugar verbos de forma correta, fazer bem as concordâncias demonstra formação e ajuda a conquistar credibilidade.

7- Na comunicação em geral apresento uma dica do livro O Segredo: peça, acredite e receba. Se não se manifestar, não se comunicar, pedir e acreditar, jamais receberás o que pretendes.

8-Agora exercite e sucesso!