Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Meio Ambiente

Comissão de Valores Mobiliários dá primeiros passos para exigir dados climáticos

Nos EUA, empresas de capital aberto deverão fornecer dados sobre poluição. No Brasil, tema começa a ser discutido

Comissão de Valores Mobiliários dá primeiros passos para exigir dados climáticos

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) deu os primeiros passos para exigir dados climáticos das empresas de capital aberto. Audiência pública tratou sobre o tema em 2021 e resultou numa resolução que prevê mudanças em 2023, mas ainda é difícil delimitar a padronização de informações a serem fornecidas ao mercado.

A autarquia segue o caminho dos Estados Unidos. A SEC (Securities and Exchange Commission), a CVM dos EUA, disse que passará a exigir informações detalhadas sobre poluição por gases e de efeito estufa. O tema está sendo discutido em audiência pública no país norte-americano. Eis a íntegra do comunicado (95 KB, em inglês).

O anúncio foi feito em 21 de março. A SEC disse que empresas divulgariam as emissões diretas (escopo 1) e indiretas (escopo 2) de gases. Também haveria a publicação de emissões feitas pelos fornecedores e parceiros (escopo 3).

O tema avançou primeiramente na União Europeia, que ainda não tem uma padronização de informações climáticas pré-estabelecida. No Brasil, a CVM ainda não exige detalhamento de informações ESG (ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês). Reconhece que a agenda vem ganhando cada vez mais destaque no mercado de capitais, e que é importante o avanço no Brasil para que as empresas brasileiras fiquem mais competitivas.

Por enquanto, a comissão disse que “incentiva” a transparência dessas informações. A legislação, porém, ainda não estabelece quais os dados devem publicados.

RESOLUÇÃO DA CVM

No fim de 2021, a CVM editou uma resolução para iniciar a discussão do tema. Uma audiência pública foi feita para estabelecer novos parâmetros para a divulgação. Institutos de livre mercado avaliam que as exigências precisam de avaliação para verificar se haverá aumento direto de custos e potenciais distorções de incentivos econômicos e sociais.

Há um receio de que os critérios estabelecidos possam interferir ou incentivar a escolha “discriminatória entre produtos disponíveis no mercado” por parte dos investidores, segundo parecer da audiência pública.

A CVM disse que optou por “não expandir ou pormenorizar exigências relacionadas a informações ASG”.

“Sem deixar de reconhecer a importância de temas […], ou de recomendar que emissores voluntariamente atentem às preocupações levantadas, a CVM optou por, no momento, não expandir ou pormenorizar exigências relacionadas a informações ESG”, disse o relatório.

Outra iniciativa foi a realização de um estudo para avaliar quais seriam as possíveis melhorias na transparência de tais informações aos investidores. Foi feito pela ASA/CVM (Assessoria de Análise Econômica e Gestão de Riscos).

A pesquisa também avalia como o tema influencia na decisão de escolha de investimentos. As respostas recebidas servirão de base para a adoção de novas políticas. A assessoria de imprensa da CVM disse, porém, que ainda não há data prevista para publicação.

Leia a resolução da CVM, que vale para 2023:

Em relação à versão que recebeu comentários do público, as principais mudanças foram: Inclusão de novas informações sobre aspectos ASG, em especial no que diz respeito a questões climáticas, em formato “pratique-ou-explique”. Esclarecimentos adicionais sobre a prestação de informações a respeito da diversidade do corpo de administradores e empregados e previsão da abertura de informações por nível hierárquico, no caso dos empregados.

TENDÊNCIA INTERNACIONAL

As empresas globais com acesso ao capital de investidores são pressionadas com o movimento de exigência de dados climáticos desde a COP26. Há cada vez mais companhias que estão empenhadas em zerar a emissão de carbono e criando metas para os próximos anos.

Os reguladores do mercado, entre eles a CVM, ainda estão acompanhando o desenvolvimento e adaptação dessas informações para a criação de um patrão de dados no mercado que seja auditável.

Os processos da SEC e da CVM seguem as recomendações da TCFG (Task Force on Climate Related Financial Disclosures) criada no setor financeiro para aumentar a atenção aos riscos climáticos.

Annelise Vendramini, coordenadora do Programa de Finanças Sustentáveis do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (Fundação Getulio Vargas), disse que o principal objetivo é relatar postura que a empresa tem sobre assuntos ESG. “Não é apenas uma questão de relatar inventários de gases de efeito estufa, mas contar a governança que tem sobre assunto na empresa”, disse.

Segundo a analista, o padrão de informações e a exigência global ainda devem demorar para serem concretizadas. Mas o movimento de consciência ESG começou a mais tempo. “As empresas estão sentindo essa pressão muito antes do regulador demandar. É um movimento de mercado que vem recrudescendo e se tornando cada vez mais importante. As empresas que já estão expostas a mercados internacionais já estão de alguma forma lidando com essa demanda”, disse. Annelise afirmou que a tendência de informações ESG ainda é “confusa”. A União Europeia está empenhada há mais tempo e ainda encontra dificuldades para definir demandas e regulações.

“O Brasil não está pior do que ninguém. Está todo o mundo no mesmo passo no sentido de entender os custos e benefícios dessas medidas. Não existe uma padronização aceita por todos e pacificada sobre que informações devem ser relatados, como são com as informações contábeis”, disse a coordenadora da FGV.

A CVM disse que as informações ESG devem começar a ser publicadas pelas empresas em 2023 e que, por isso, devem se preparar já neste ano.