Guia Gessulli
Meio Ambiente

Combustível de aviação sustentável promete reduzir em até 68% as emissões de CO2

Combustível de aviação sustentável é uma grande aposta do setor para reduzir o impacto ao meio ambiente

Redação com informações de Click Petróleo e Gás
22-Out-2021 14:43

Estudos mostram que aproximadamente 2% das emissões de carbono em todo o mundo são oriundas da indústria da aviação. Com números tão relevantes e com impacto real no meio ambiente, os cientistas estão buscando alternativas para reduzir o choque do setor no meio ambiente. Dois projetos deixam claro que o futuro da indústria será repleto de combustíveis, com impacto reduzido ao planeta.

Um dos exemplos de trabalhos dos pesquisadores vem da Universidade da Geórgia, onde os cientistas estão usando um tipo de planta mostarda para o desenvolvimento de um combustível sustentável. O novo combustível de aviação teria a capacidade de reduzir em até 68% as emissões de carbono no meio ambiente, revelou a Universidade em um comunicado à imprensa.

Os cientistas buscam um combustível derivado da Brassica Carinata, também conhecida como mostarda etíope, se trata de uma oleaginosa não comestível com um grande potencial: “O combustível de aviação sustentável baseado em Carinata pode ajudar a reduzir a pegada de carbono do setor de aviação, criando oportunidades econômicas e melhorando o fluxo de serviços ecossistêmicos“, disse Puneet Dwivedi,, professor da Universidade.

Esse foi somente mais um estudo de dezenas que estão sendo desenvolvidos por entidades que desejam fornecer no mercado, um combustível com impacto reduzido ao meio ambiente. ,

Um dos combustíveis mais limpos está bem próximo de ganhar os mercados do mundo, está sendo desenvolvido pela Twelve, empresa de transformação de carbono. A companhia criou o primeiro combustível de aviação livre de fósseis a partir de CO2.

O combustível é chamado de E-Jet, sendo desenvolvido pela empresa em parceria com a Força Aérea dos Estados Unidos. O produto possui grande potencial para se tornar um combustível limpo escalonável e muito eficiente, podendo reduzir drasticamente o impacto ambiental.

Empresa de alimentos investe R$ 150 milhões em usina de geração de energia com biomassa
01 de Dezembro de 2021
Debêntures verdes

Unidade vai gerar energia térmica a partir da palha do arroz; empresa criou uma nova subsidiária, a Camil Energia Renovável