Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Combustíveis alternativos são destaque no Salão de Veículos Comerciais na Alemanha

A feira também apresentou as últimas tendências em termos de tecnologia embarcada e conectividade

Combustíveis alternativos são destaque no Salão de Veículos Comerciais na Alemanha

Teve início nesta quinta-feira (20), na Alemanha o Salão de Veículos Comerciais (IAA). A feira, que está em sua 67º edição e vai até o dia 27, abordará a questão de como será o futuro dos veículos comerciais. E, de fato, todo o setor de veículos comerciais está em um caminho de inovação.

Os modelos híbridos e movidos a combustíveis alternativos foram destaque na maior feira de caminhões, ônibus e utilitários do mundo. No estande da Scania, montadora sueca, foram expostos caminhões movidos a gás natural veicular e gás liquefeito natural. Também foi apresentado um modelo híbrido, com sistema de combustão a biodisel e bateria.

A Volkswagen trouxe a essa edição do IAA um ônibus híbrido em série, em que um motor a combustão de etanol é acionado para carregar a bateria do veículo. E no stand da Mercedes-Benz novas soluções elétricas para o transporte urbano de carga representados pelo eVito e eSprinter.

A feira também apresentou as últimas tendências em termos de tecnologia embarcada e conectividade. A Volvo, por exemplo, expôs um caminhão autônomo, que desloca grandes cargas sem uso de motorista. O modelo está em teste em uma usina no sul do Brasil.

Foram apresentados ainda retrovisores inteligentes, sensores de pedestres, sistemas de análise topográfica de estradas e painéis inteligentes.