Com investimentos de R$ 600 milhões usina de etanol de milho deve entrar em operação este ano
Além do etanol anidro e hidratado, a indústria de Nova Mutum também fabricará farelo de milho DDGS1 e óleo de milho bruto.
A segunda planta para produção de etanol de milho da Inpasa Bioenergia, em Mato Grosso (e no Brasil), deverá entrar em operação ainda este ano. A previsão feita pela empresa é que a indústria que está sendo instalada em Nova Mutum comece a funcionar em agosto. As obras começaram em abril do ano passado.
A companhia publicou, esta semana, um balanço financeiro referente à planta de Nova Mutum. Segundo o documento, a obra deve gerar até 2 mil empregos diretos e indiretos. Em operação, terá capacidade para produzir de 900 mil a 1 milhão de litros de álcool por dia. A moagem de milho será de até 2,3 mil toneladas por dia, podendo chegar a 800 mil toneladas por ano.
Além do etanol anidro e hidratado, a indústria de Nova Mutum também fabricará farelo de milho DDGS1 e óleo de milho bruto. A empresa também produzirá a própria energia elétrica, consumindo cerca de 50% dos 30MW previstos e comercializando o excedente. O milho para matéria-prima, explica a diretoria da empresa, será comprado de produtores de Nova mutum e também dos municípios circunvizinhos da região Norte do Estado.
A diretoria da empresa também citou no relatório o surto de coronavírus, explicando que pode haver impactos nas estimativas. “Considerando a situação atual da disseminação do surto, entendemos que a nossa projeção de receitas e dos fluxos de caixa operacionais para o ano de 2020 poderá ser revisada. Considerando a imprevisibilidade da evolução do surto e dos seus impactos, não é atualmente praticável fazer uma estimativa do efeito financeiro do surto nas receitas e fluxos de caixa operacionais estimados”.
Ainda é destacado que a “administração avalia de forma constante o impacto do surto nas operações e na posição patrimonial e financeira da Companhia, com o objetivo de implementar medidas apropriadas para mitigar os impactos do surto na construção da planta industrial, nas futuras operações e nas demonstrações financeiras”, conforme consta no relatório.
A Inpasa já opera com uma planta em Sinop, onde trabalha para ampliar a capacidade instalada para produção de até 2,5 milhões de litros de etanol por dia.
Veja Também
Petrobras manterá pesquisa em renováveisAssuntos do Momento

Avança a cooperação técnica entre a Castrolanda e as Nações Unidas
Cooperativa, através do Setor de Energia, tem buscado alternativas sustentáveis com relação ao desenvolvimento do biogás em suas regiões de atuação.

Governo vai lançar plano para incentivar fontes alternativas de energia no campo
Uso do biogás e energia solar serão estimulados para reduzir passivo ambiental e custos dos produtores

Nordex fecha venda de turbinas para parque eólico da Statkraft no Brasil
A Nordex disse que o negócio fechado junto à Statkraft envolverá turbinas eólicas de seu modelo N163/5.X que somarão capacidade total de 518,7 megawatts.

Siemens Gamesa e Siemens Energy inauguram uma nova era de produção offshore de hidrogênio verde
Iniciativa representa um passo importante para desenvolver um sistema em escala industrial capaz de produzir hidrogênio verde a partir de ventos offshore

ENGIE inicia implantação de Conjunto Eólico no Rio Grande do Norte
O Conjunto Eólico Santo Agostinho tem investimento previsto da ordem de R$ 2,2 bilhões

Estudantes brasileiros desenvolvem app voltado à redução de emissão de carbono
Tecnologia brasileira é uma das finalistas do desafio Nasa Space Apps Challenge, competição da agência espacial americana para tecnologia e inovação