Com investimento de mais de R$ 500 milhões, nova usina produzirá energia a partir de biomassa
Empreendimento sustentável conta com apoio da InvestSP, usará diferentes tipos de insumos e deve gerar 1,5 mil empregos em Lençois Paulista
A cidade de Lençóis Paulista, na região central do estado, a 286 km da capital, passará a abrigar uma nova usina para a geração de energia limpa e sustentável a partir de biomassa. Ela será construída pelo grupo IBS Energy, que venceu o 1º leilão de reserva de capacidade e potência realizado no Brasil, coordenado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), e fechou um contrato de 15 anos. Trata-se do único empreendimento de “energia verde” entre os vencedores do leilão.
O investimento previsto é de mais de meio bilhão de reais. O empreendimento ainda deve criar cerca de 1,5 mil empregos diretos e indiretos, quando se considera as etapas de construção e operação, e contribuir para a geração de renda na região.
O projeto conta com assessoria da InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade) nas áreas ambiental, com suporte no processo junto à Cetesb, e de infraestrutura, no relacionamento e nos trâmites junto à CPFL Energia e à Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
“A InvestSP tem trabalhado para promover uma matriz energética mais limpa e sustentável e priorizado projetos que respeitem o meio ambiente. O apoio técnico da Agência e a ampla oferta de biomassa, seja da indústria ou do agronegócio, atraem investimentos como esse para São Paulo. Somado a outras iniciativas apoiadas pela InvestSP, como empreendimentos ‘carbono zero’ e a ampliação do uso de energia solar, a usina vai contribuir para o crescimento da oferta de energia verde”, disse o presidente da InvestSP, Gustavo Junqueira.
A Termelétrica Cidade do Livro ganhou esse nome em alusão ao apelido do município de Lençóis Paulista e terá capacidade para produzir até 80 MW, o suficiente para abastecer uma cidade de um milhão de habitantes. A previsão de início das operações é o segundo semestre de 2024 e a energia gerada será disponibilizada na rede geral de distribuição.
Os principais insumos serão o bagaço e a palha da cana de açúcar, além do cavaco de madeira, ou seja, os pequenos pedaços resultantes do processo de trituração. Porém, a usina terá ainda flexibilidade para utilizar outros tipos de biomassa, como resíduos florestais, palha de milho e demais fontes oriundas da forte agroindústria da região.
Outro destaque com foco em sustentabilidade é que a unidade transformará a água de esgoto da cidade em água de reuso, para utilização no processo de refrigeração, o que ajudará a poupar recursos naturais. Sem falar que a energia gerada terá certificação I-REC, que comprova a origem renovável do processo, além do balanço positivo na pegada de carbono que o projeto apresenta.
A região de Lençóis Paulista foi escolhida por uma combinação de fatores: apoio da administração pública, acesso logístico, ampla oferta de biomassa, disponibilidade de água e infraestrutura para o escoamento de energia.
“O apoio do InvestSP é de grande importância para a UTE Cidade do Livro, um investimento que gera retorno social e econômico para a região. Esse será o primeiro de muitos outros projetos sustentáveis semelhantes que o Grupo IBS Energy pretende empreender. É um projeto dedicado à produção de energia e que traz diversas inovações em seus processos, sendo o primeiro projeto com essas características e escala no Brasil”, destaca o diretor Presidente do Grupo IBS Energy, Luiz Mello.
Assuntos do Momento

Petrobras faz avaliação ambiental na Bacia de Campos para parque eólico offshore
O projeto em avaliação consiste em parque com capacidade de geração de 4 gigawatts (GW)
Produção de energia eólica offshore tem potencial de US$ 200 bilhões
“Seremos país exportador de energia e de combustíveis”, disse Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente

Brasil atinge 1 milhão de usinas solares em telhados de casas, empresas, indústrias e terrenos
O levantamento, realizado pelo Meu Financiamento Solar, com base em dados da ANEEL, revela que 77,7% das placas fotovoltaicas estão instaladas em residências, 12,3% em comércios e 7,7% no setor rural

Energia solar global dobra em três anos
A fonte solar acaba de ultrapassar a marca de 1 terawatt (TW) de potência instalada e pode dobrar em quatro anos

Energia renovável precisa crescer 52% no Brasil, diz relatório da CDP América Latina
Maior participação na matriz energética ajudaria a evitar 21 bilhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera até 2050

Veja o ranking do estados com maior potência de energia solar
Minas Gerais lidera; São Paulo e Rio Grande do Sul completam o top 3