Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Preços ao Produtor

Com avanço em todos os índices, IPPA/Cepea sobe 5,2% em julho

No caso da pecuária, o resultado foi impulsionado pelas valorizações observadas para o boi gordo, leite, suínos e frango vivo.

Com avanço em todos os índices, IPPA/Cepea sobe 5,2% em julho

Em julho, o IPPA/CEPEA (Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários) registrou alta nominal de 5,2% frente a junho. Segundo pesquisadores do Cepea, o resultado do Índice geral reflete o movimento de avanço observado em todos grupos de produtos acompanhados, com destaque para o IPPA-Pecuária, que registrou aumento de 7,7%; seguido pelo IPPA-Hortifrutícolas, de 5,6%; pelo IPPA-Grãos, de 4,9%; e pelo IPPA-Cana e café, com crescimento modesto de 0,3%.

No caso da pecuária, o resultado foi impulsionado pelas valorizações observadas para o boi gordo, leite, suínos e frango vivo. No caso dos hortifrutícolas, o avanço refletiu a alta nos preços da banana e da laranja. Para os grãos, o preço da soja, que possui o maior peso relativo na composição do índice geral, teve elevação considerável, seguido pelo do milho e também do arroz.

E, por fim, o índice composto por cana-de-açúcar e café, que passou a integrar o IPPA/CEPEA a partir de junho, contrapôs a elevação no café e o recuo na cana. Na mesma comparação, o IPA-OG-DI Produtos industriais, calculado e divulgado pela FGV, teve alta de 2,95% – logo, de junho para julho, os preços agropecuários subiram frente aos industriais da economia.