Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Meio Ambiente

Código Florestal completa um ano sem nem ter saído do papel

Dois principais pilares da lei que foi aprovada no Congresso para proteger a vegetação nativa ainda não foram implementados.

Código Florestal completa um ano sem nem ter saído do papel

O Código Florestal completa um ano sem sequer ter saído do papel, enquanto ambientalistas e ruralistas responsabilizam o governo pelo atraso. Os dois principais pilares da lei que foi aprovada no Congresso para proteger a vegetação nativa ainda não foram implementados.

São eles: a criação do Cadastro Ambiental Rural e a implementação do Programa de Regularização Ambiental. O primeiro é um registro das informações sobre a propriedade e é obrigatório para todos os produtores brasileiros.

Por enquanto, de acordo com o Ibama, o cadastro só está funcionando em Goiás e no Rio de Janeiro e, mesmo assim, de maneira experimental. Falando ao repórter Filipe Cury, o deputado Ronaldo Caiado, líder do DEM na Câmara, coloca sobre os ombros da presidente Dilma a responsabilidade pelo atraso.

Os ambientalistas também reclamam da demora do governo federal para implementar o Cadastro Ambiental Rural, que está previsto na lei. O diretor de Mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica, Mario Montovani, critica os ruralistas e fala em chantagens da bancada no Congresso.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara lamenta o atraso na implementação do Código Florestal. Para o deputado José Luiz Penna, do PV, as divergências entre ambientalistas e ruralistas precisam acabar.

O Cadastro Ambiental Rural é hoje a principal ferramenta para legalizar quem já cometeu desmatamento ilegal. Porém, apenas 5% dos proprietários de terra no país aderiram ao sistema.

Já o outro pilar do Código Florestal, o Programa de Regularização Ambiental, não teve as regras gerais publicadas. O objetivo desse sistema é orientar a recuperação de áreas desmatadas ilegalmente, mas o tema ainda não avançou, assim como o resto do Código.