Guia Gessulli
AveSui Biocombustível Bioenergia Biomassa América Latina Comentário B&B Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Geral Insumos Meio Ambiente Pesquisa e Desenvolvimento Sustentabilidade Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Descarbonização

CNPE publica novas metas do RenovaBio, iguais às propostas em consulta

Não houve alterações, apesar das críticas de produtores e distribuidoras

valor
14-Set-2020 08:12

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) publicou hoje no Diário Oficial da União (DOU) as notas metas de descarbonização dos transportes do programa federal RenovaBio para o período de 2020 a 2030. As metas são as mesmas submetidas à consulta pública pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e não sofreram alterações, apesar de críticas de produtores e distribuidoras de combustíveis.

Dessa forma, para este ano as distribuidoras terão que comprar 14,53 milhões de Créditos de Descarbonização (CBios). Cada CBio equivale a uma tonelada de carbono de emissão evitada com a substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis.

A meta anterior para 2020 previa que as distribuidoras reduziriam a pegada de carbono dos combustíveis em 29,06 milhões de toneladas, mas o governo decidiu reduzir as metas por causa da queda do consumo provocada pela pandemia.

Cada distribuidora terá sua meta individual reduzida de forma proporcional ao corte estabelecido para a meta nacional deste ano, conforme regra da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

As metas crescem ano a ano. Para 2021, a meta é de 24,86 milhões de CBios, e para 2030, de 90,67 milhões de CBios. A partir de 2022, passa a haver um intervalo de tolerância de 8,5 milhões de CBios para cima e para baixo para cada ano.

Assuntos do Momento

Mais assuntos do momento
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade