Países

Clube das Renováveis: países se unem por energia limpa

Planeta Sustentável
19-Ago-2013 13:37 - Atualizado em 20/04/2016 14:44

Em uma iniciativa do governo da Alemanha, dez nações de diferentes partes do mundo se uniram para criar o Clube das Renováveis, uma iniciativa que busca incentivar, por meio do exemplo, a produção de energia limpa no planeta.

Além dos alemães, participam da iniciativa África do Sul, China, Dinamarca, Emirados Árabes, França, Índia, Marrocos, Reino Unido e Tonga - sem contar a Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), que também integra o clube.

"Estamos convencidos de que as energias renováveis são uma parte essencial na solução dos desafios existenciais que estamos encarando e no caminho para a sustentabilidade", afirma o primeiro comunicado da entidade, que completa: "As energias renováveis entraram em um ciclo virtuoso de queda de custos, expansão de implantação e acelerado progresso tecnológico, sendo uma escolha econômica viável para um número cada vez maior de países."

A primeira grande ação do Clube das Renováveis será na próxima Conferência do Clima da ONU, a COP19, que acontece em Varsóvia, na Polônia, no final do ano. Na ocasião, a entidade fará uma apresentação a respeito das vantagens das fontes limpas de energia e como elas podem contribuir para a mitigação das mudanças climáticas.