Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Novidade

Cinema itinerante movido a energia solar passa pelo Sul de Minas

O projeto tem programação agendada em Monte Santo de Minas (MG) na terça-feira (10) e em Varginha, na quarta-feira (11).

Cinema itinerante movido a energia solar passa pelo Sul de Minas

Um cinema itinerante, movido a energia solar, passa pelo Sul de Minas nesta semana. O projeto tem programação agendada em Monte Santo de Minas (MG) na terça-feira (10) e em Varginha, na quarta-feira (11). A entrada é gratuita e tem distribuição de pipoca para o público.

O CineSolar exibirá curtas-metragens brasileiros e o filme infantil “Detetives do Prédio Azul 2 – O Mistério Italiano”. Na sessão, o público pode conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia e sustentabilidade, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema.

Este é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável. Ele funciona através de duas vans batizadas de Tupã e Mahura. Os veículos foram grafitados e adaptados com as placas fotovoltaicas para receber energia solar.

Com objetivo de democratizar o acesso às produções brasileiras, o projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema. São disponibilizadas cerca de 110 cadeiras e banquetas para o público acompanhar as sessões.

O espaço também se transforma em uma estação móvel de ciências, onde o público consegue entender, de maneira descontraída, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.