Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Curiosidade

Cientistas desenvolvem camiseta capaz de recarregar celulares

Objetivo do experimento é dar um passo adiante na fabricação de roupas que poderiam recarregar telefones celulares e outros aparelhos.

Cientistas da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, estão trabalhando no projeto de uma camiseta capaz de armazenar energia elétrica. De acordo com a BBC, o objetivo do experimento é dar um passo adiante na fabricação de roupas que poderiam recarregar telefones celulares e outros aparelhos.

Com o crescente mercado de smartphones e dispositivos móveis, os pesquisadores identificaram a necessidade de criar uma alternativa de energia portátil. A ideia de armazenamento energia em uma camiseta surgiu quando os cientistas compraram uma peça comum e a mergulharam em uma solução de fluoreto, para depois deixá-la secar num forno a temperaturas elevadas. Durante o processo, as fibras do tecido se transformaram, passado de celulose para carbono ativado, mas o material manteve sua flexibilidade.

O experimento ainda demosntrou que usar pequenos pedaços de tecido como um eletrodo, faz com que o material atue como um capacitor. Com o revestimento de fibras carbonizadas com óxido de manganês, de apenas um nanômetro de espessura, o desempenho é ainda melhor.

“O processo gerou um desempenho estável em supercapacitores”, disse Xiaodong Li, professor de energia mecânica que trabalha no projeto, contando que mesmo depois de milhares de ciclos de carregamento e descarregamento, o desempenho do supercapacitor não diminuiu mais que 5%. Para os cientistas, a camiseta é um formato ideal, pois é uma peça que já é usada cotidianamente pela maioria das pessoas.