Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Curiosidades

Cientista japonês utiliza ovos brancos na produção de energia limpa

Uma equipe japonesa afirma ter descoberto um método para melhorar a produção de energia livre de carbono – usando proteínas retiradas da clara de ovo

Cientista japonês utiliza ovos brancos na produção de energia limpa

Um cientista japonês afirma ter descoberto, juntamente com sua equipe, um método para melhorar a produção de energia livre de carbono – usando proteínas retiradas da clara de ovo. Yusuke Yamada, professor da Universidade da Cidade de Osaka, atestou que sua equipe conseguiu usar proteínas de clara de ovo como uma “ferramenta” para produzir hidrogênio, uma poderosa fonte de eletricidade limpa.

O novo método “nos aproxima do nosso objetivo final de produzir hidrogênio a partir da água”, disse Yamada à AFP. “Esta é a base para a produção limpa de hidrogênio no futuro”, acrescentou o cientista. Podendo ser produzido em laboratórios sem combustíveis fósseis, criando uma interação especial de moléculas no estado líquido, explicou Yamada.

Estas moléculas e partículas de movimento livre e localizadas aleatoriamente no fluído podem interferir no processo de produção de hidrogênio e os cientistas têm procurado uma maneira de imobilizá-los. A pesquisa feita pela equipe de Yamada usou uma proteína encontrada no ovo para criar cristais com uma série de pequenos buracos que atrapalham o funcionamento dessas partículas. A mudança trouxe uma sensação de controle de tráfego para as interações moleculares e melhorou a eficiência da produção de hidrogênio, ressaltou Yamada.

“Se você usa hidrogênio como fonte de energia, ele só libera água no meio ambiente. É extremamente ecológico”, disse ele à AFP. “Nós descobrimos que a proteína era uma ferramenta útil” para gerar hidrogênio em um laboratório sem usar combustível fóssil, disse o professor.

As principais empresas do mundo veem o hidrogênio como a energia limpa máxima para impulsionar a tecnologia no futuro, desde carros até prédios de escritórios, abandonando assim os combustíveis fósseis que causam o aquecimento global.

O método de Yamada foi publicado na edição de fevereiro da revista científica “Applied Catalysis B”.