Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Panorama

CIBiogás disponibiliza informações atualizadas sobre o biogás no Brasil

Por webinar, a economista Monique Riscado traz análises sobre produção e expansão do mercado nacional; Nota Técnica será lançada e estará disponível para download

CIBiogás disponibiliza informações atualizadas sobre o biogás no Brasil

Na próxima terça-feira (19/03), o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) disponibilizará ao público, por meio de webinar, as atualizações sobre as plantas de biogás no Brasil. O levantamento foi realizado em 2018 e traz com detalhes o crescimento quantitativo das plantas em operação, informações sobre a produção do biogás, substratos utilizados e aplicações do mesmo.

O mapeamento iniciou em 2015, e segundo a economista do CIBiogás, Monique Riscado Stilpen, o público receberá dados comparativos entre 2015 e 2018. “A ideia é promover a análise sobre o avanço do mercado ao longo destes três anos. O cenário mudou bastante, expandiu tanto em quantidade de plantas quanto em produção de biogás. Por exemplo, em 2015 o cadastro passou de 159 plantas, para 366 plantas identificadas em 2018″, explica.

Apeanas plantas de biogás com uso energético foram catalogadas. Além da atuação dos pesquisadores do CIBiogás, Monique destaca que a colaboração e o apoio de fornecedores, produtores rurais e da ABiogás – Associação Brasileira de Biogás, foi essencial para o sucesso do mapeamento. “Nós consolidamos as informações obtidas e compilamos tudo em Nota Técnica”.

Compartilhando conhecimento

Quem acompanhar o conteúdo ao vivo poderá fazer perguntas em tempo real. O conteúdo será compartilhado com o público em forma de bate-papo, e todas as informações divulgadas constam na Nota Técnica “Panorama do Biogás no Brasil 2018”, que estará disponível para download no site do CIBiogás (www.cibiogas.org) após webinar.

Profissionais e estudantes do agronegócio, e/ou das energias renováveis, geralmente são os maiores interessados nesta atualização. Além deles, investidores e pessoas que pensam em apostar no mercado do biogás também fazem parte do público de interesse. Mas a especialista afirma que agentes do governo, como a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), também se valem dos dados para estudos e pesquisas destinadas a subsidiar o planejamento do setor energético nacional, a exemplo do projeto Webmap da EPE, ferramenta que possibilita consulta, medição e visualização de dados georreferenciados dos estudos do planejamento energético nacional, incluindo informações das plantas de biogás.

As inscrições para participar do webinar estão abertas e são gratuitas. A apresentação começa às 14h na terça-feira (19/03) e para obter o acesso de participante é necessário realizar um cadastro no link: http://bit.ly/panoramabiogasnobrasil2018. Informações adicionais podem ser obtidas por meio das redes sociais do CIBiogás no Facebook, Instagram e Linkedin, ou também pelo telefone: (45) 3576-7437.