Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

CIBiogás apresenta soluções aos efluentes do agronegócio no 31º Show Rural da Coopavel

Itaipu Binacional traz estande tecnológico focado na agroecologia; Show Rural Digital é a grande inovação da feira com expoentes do setor e hackathon

CIBiogás apresenta soluções aos efluentes do  agronegócio no 31º Show Rural da Coopavel

Automóveis movidos a biometano, biodigestores domésticos, biofertilizantes e aproveitamento sustentável dos efluentes do agronegócio. O Centro Internacional de Energias Renováveis – CIBiogás vai apresentar aos visitantes do 31º Show Rural Coopavel, no estande da Itaipu Binacional, soluções bioenergéticas com potencial de impactar positivamente no gerenciamento de resíduos do campo e na redução de custos sobre a energia elétrica.

O Show Rural ocorre de 4 a 8 de fevereiro, em Cascavel, e é organizado pela Coopavel (Cooperativa Agroindustrial), que consolidou a feira como um dos eventos de agronegócios mais prestigiados do mundo. Serão 520 expositores preparados para receber 250 mil pessoas no decorrer da programação. A expectativa de negócios é de R$ 1,5 bilhão a R$ 2 bilhões.

A feira atrai agricultores, pecuaristas e pessoas que têm interesse no agronegócio, além reunir autoridades nacionais e internacionais, que estarão presentes conferindo lançamentos de equipamentos e softwares relacionados à agroindústria.

Itaipu Binacional

A Itaipu renovou a infraestrutura do estande. Serão 700 metros quadrados, distribuídos em três estruturas em formato de domo, um pergolado, uma árvore digital com acesso gratuito a wi-fi e um jardim. Os projetos da binacional estarão expostos juntamente com os produtos do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e do CIBiogás, que complementa a programação.

Biodigestor em escala doméstica

A principal atração do CIBiogás é o biodigestor em escala doméstica. No decorrer da feira o equipamento será alimentado com parte dos resíduos orgânicos gerados pela arena gastronômica do Show Rural. A intenção é que o público possa acompanhar em tempo real todo o processo de biotransformação dos resíduos em biogás, elemento que pode dar origem a biofertilizantes e também ao biometano – gás utilizado como combustível por parte da frota de veículos da usina.

O diretor-presidente do CIBiogás, Rodrigo Regis de Almeida Galvão, acredita que demonstrar este processo é uma oportunidade de reafirmar ao público que as fontes de energias renováveis são alternativas cada vez mais viáveis para solucionar o gerenciamento de resíduos, contribuindo para sustentabilidade ambiental, promovendo ainda economia para o bolso dos consumidores. Além do biodigestor, o público poderá conhecer de perto o carro movido a biometano.

O automóvel circula diariamente com combustível gerado por meio do aproveitamento das sobras de alimento dos restaurantes de Itaipu. Este biometano abastece em média 80 veículos utilizados pelos colaboradores de Itaipu, emite 90% menos poluentes e rende o equivalente a 1,3 litros de etanol ou 0,92 litros de gasolina.

Realidade Virtual

Também será possível conhecer a Unidade de Demonstração de Biogás e Biometano de Itaipu Binacional por meio de óculos especiais, em uma ilha de realidade virtual. O visitante fará a experimentação de um passeio virtual por entre as estruturas e processos envolvidos na produção do combustível verde. Outra novidade prevista será o sorteio de cursos de Ensino à Distância (EAD) para capacitação em biogás.

Auditório de Itaipu

Com espaço suficiente para acomodar 80 pessoas, o auditório da Itaipu prevê palestras, minicursos e reuniões. O CIBiogás enriquece a programação com a palestra da professora Mônica Sarolli sobre a valorização agronômica e energética de resíduos orgânicos, com a divulgação de notas técnicas, e também por meio da apresentação dos projetos de Microgrid, Ernerx e Toledo.

Show Rural Digital

No coração do Show Rural Coopavel, a arena Digital foi construída em um terreno de aproximadamente 2.800 metros quadrados, com área de hackathon, vila de startups, dois lounges e uma carreta de negócios para que as pessoas e empresas troquem experiências, networking e fechem acordos, com o objetivo de criar novas ideias para a agropecuária.

O diretor de desenvolvimento tecnológico do CIBiogás, Rafael Hernando de Aguiar Gonzalez, será um dos mentores do Hackathon de Agronegócio, que vai ocorrer nos dias 4 e 5. “O Show Rural Digital vai promover esta conexão entre os problemas do campo e os expoentes da tecnologia, para que juntos desenvolvam inovações que resultem em benefícios para o agronegócio”, afirmou.