AveSui Biocombustível Bioenergia Biomassa América Latina Comentário B&B Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Geral Insumos Meio Ambiente Pesquisa e Desenvolvimento Sustentabilidade Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Evento

CIBiogás apresenta case de produção de biogás no IV Fórum do Biogás

Centro mostrará como o energético mudou a realidade do Oeste do Paraná

Ascom
18-Ago-2017 17:16

O Oeste do Paraná tem uma forte vocação para o agronegócio. Na avicultura, a região abate de cerca de oito milhões de frangos por dia (30% da produção nacional) e na bovinocultura, um milhão de abates por dia (25% da produção nacional). E devido à abundância de resíduos da agricultura e dejetos gerados pelos animais a região tem um enorme potencial para o desenvolvimento e aplicação de tecnologias do biogás.

O presidente do Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás), Rodrigo Régis, vai apresentar cases revolucionários de produção e uso do biogás e biometano na região durante o IV Fórum do Biogás promovido pela Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás) nos dias 17 e 18 de outubro de 2017 que acontecerá das 8h30 às 19h no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE) em São Paulo (SP).

Um dos exemplos de sucesso mostrados será a Unidade de Demonstração de Biogás e Biometano, localizada dentro da Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional. A planta é a primeira do Brasil a utilizar como matéria-prima uma mistura de esgoto, restos orgânicos de restaurantes e poda de grama.

Mensalmente, ela pode tratar 10 toneladas de resíduos alimentares, gerados nos quatro restaurantes da área interna de Itaipu; 30 toneladas de poda de grama, provenientes dos 400 hectares de área verde da empresa; e 300 mil litros de esgoto, oriundos dos prédios administrativos.

Segundo Rodrigo Régis, um dos objetivos é provar ser viável a replicação de planta de biogás em todo o País com grandes vantagens ambientais, econômicas e sociais. “A tecnologia foi desenvolvida considerando as características e as necessidades do mercado nacional. Por isso, a planta tem viabilidade econômica para ser replicada seja em prefeituras, empresas, cooperativas ou complexos turísticos resolvendo os problemas de lixões, resíduos orgânicos e esgoto”, explica.

As inscrições para o IV Fórum do Biogás já estão abertas e podem ser feitas em www.forumdobiogas.com.br. A programação completa e valores também pode ser acessados pelo link.

Serviço

IV Fórum do Biogás

Local: Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE). Av. Prof. Luciano Gualberto, 1289 – Butantã - São Paulo (SP)

Data e horário: Dias 17 e 18 de outubro das 8h30 às 19h

 

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade