Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Consumo

Chuveiro com aquecimento a gás gera economia de 24% na conta de luz

Economia de energia, conforto e segurança são algumas das vantagens para os consumidores

Os contínuos reajustes nas tarifas de energia elétrica e a falta de previsibilidade do sistema de bandeiras fazem com que o uso dos aquecedores a gás natural para o banho seja uma das alternativas mais vantajosas no combate às altas tarifas pagas pelo consumidor na conta de luz.

De acordo o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), em uma casa com quatro pessoas, o uso do chuveiro elétrico representa 24% do custo total da energia consumida.

Considerando as tarifas de água, luz e gás do mês de julho, na prática, um banho utilizando chuveiro elétrico é 20,6% mais caro do que um banho com aquecimento a gás natural. Enquanto um banho de oito minutos em um chuveiro a gás natural custa R$ 0,58, a mesma atividade em um chuveiro elétrico chega a custar R$ 0,70.

Com o gás natural, o consumidor também conta com apenas uma tarifa fixa. Quando utilizado o chuveiro elétrico, o preço varia durante o dia e o banho tomado no horário de pico, das 17h30 às 20h30, pode ser mais caro.

De acordo com o Diretor Comercial da Comgás, Sergio Silva, além da economia, as pessoas buscam o conforto na hora de escolher o banho com aquecedor a gás natural. “O banho com esse tipo de equipamento é amplamente utilizado em todo o mundo, principalmente na Europa. Desde 2004, quando começamos o projeto do chuveiro aquecido com o uso do gás natural, as pessoas vêm buscando um banho de ‘hotel’, com mais vazão, conforto, modernidade, economia, praticidade e segurança”, afirma o executivo.

“Além desses benefícios, o consumidor ainda conta com suporte técnico quando utiliza o gás natural. Tanto para emergências, 24 horas, quanto para instalações e resolução de demandas técnicas”, finaliza Sergio Silva.

A troca de sistema é simples e o mercado possui uma ampla gama de fabricantes e instaladores credenciados. Para quem não possui a rede hidráulica de água quente, é necessário providenciar a construção desse sistema na área de serviço, onde fica localizado o aquecedor, para que a água chegue até o banheiro, onde está a ducha.
Além de chuveiros e fogões, há diversas outras aplicações para o gás natural. Equipamentos como geradores de energia, lareiras, churrasqueiras, fornos de pizza, secadoras, tocheiros e até aquecedores de piscina possuem versões a gás natural.