Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Energia eólica

Chile instala novas turbinas eólicas em acordo fechado com a GE

Seis aerogeradores 3.6-137 serão instaladas em dois parques eólicos no sul do Chile, acordo é passo fundamental para empresa entrar no mercado eólico do País

Chile instala novas turbinas eólicas em acordo fechado com a GE

A GE Renewable Energy anunciou na quarta-feira (4) seu primeiro projeto de energia eólica no Chile, em parceria com a Arroyo Energy Compañía de Energías Renovables Limitada. A empresa fornecerá seis aerogeradores de 3,6 MW com rotores de 137 metros e torres de 110m. Os aerogeradores serão instalados nos parques eólicos El Maitén e El Nogal no sul do país, representando um total de 21,8 MW.

O Chile tem 1,7 GW de capacidade eólica instalada e 4,9 GW de capacidade de energia renovável. O plano “Energia 2050”, liderado pelo governo, afirma que cerca de 60% das demandas do país devem ser atendidas com fontes de energia renováveis ??até 2035 e 70% até 2050.

“Estamos empolgados em comemorar 90 anos da presença da GE no Chile e incluir o nosso negócio de energias renováveis nessa mistura”, afirma Vikas Anand, líder de Wind Onshore da GE nas Américas.  “Nós acreditamos que o setor energético chileno é um motor para o desenvolvimento e iremos usar a nossa tecnologia de ponta para aproveitar o amplo potencial eólico do país”, explica.

A plataforma de 3MW é ideal para ventos de baixa velocidade e parques eólicos com restrição de espaço, cenário recorrente dos parques eólicos no Chile. A turbina 3.6-137 da GE é capaz de fornecer até 28% mais de Produção Anual de Energia do que a geração anterior de turbinas.

“Este é um grande passo para a GE na região. O Chile mostra mais uma vez seu valor estratégico para a empresa e sua visão de longo prazo, dando um exemplo para a América Latina de como o setor de energia deve estar no futuro”, diz Julio Friedmann, CEO da GE no Chile.

A GE Renewable Energy anuncia este acordo globalmente, durante a conferência AWEA Windpower em Chicago (EUA), de 7 a 10 de maio.