Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ceará

Cegás fecha ampliação da injeção de biometano na rede do Cear

A participação de biogás no total de gás natural distribuído pela Cegás passará de 15% para 17%. 

Cegás fecha ampliação da injeção de biometano na rede do Cear

A Cegás, distribuidora de gás do Ceará, ampliou o contrato com a GNR Fortaleza para elevar de 75 mil m³/dia para 90 m³/dia o fornecimento de biometamo produzido no aterro sanitário de Fortaleza. A Cegás é a primeira distribuidora do país a injetar biogás na rede distribuição de gás natural.

Os novos termos do contrato foram assinados na terça (1º), em cerimônia com o governador Camilo Santana (PT), o secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes, e o presidente da Cegás, Hugo Figueirêdo.

A participação de biogás no total de gás natural distribuído pela Cegás passará de 15% para 17%. A companhia demanda, em média, 0,889 milhão de m³/dia de gás natural, de acordo com dados do Ministério de Minas e Energia de julho.

A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) abriu na segunda (30) uma consulta pública para uma proposta de regulamentação da distribuição de biometano pela rede de gás canalizado do estado.

“Esse projeto em parceria entre Cegás e GNR Fortaleza é uma inovação no Brasil e agora estamos ampliando a oferta de Gás Natural Renovável no Ceará em 20%. Isso mostra a responsabilidade que o Governo tem com o meio ambiente, reaproveitando esse gás que seria despejado na atmosfera”, citou o governador.

A GNR Fortaleza é uma parceria da Marquise Ambiental com a Ecometano Empreendimentos.

“O gás que antes era despejado na atmosfera agora é reaproveitado na cozinha, nos carros, na indústria. Isso garante uma melhor qualidade de vida para as gerações futuras”, afirmou José Carlos Pontes, presidente do Grupo Marquise.

A GNR Fortaleza é uma parceria da Marquise Ambiental com a Ecometano Empreendimentos.