AveSui Biocombustível Bioenergia Biomassa América Latina Comentário B&B Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Geral Insumos Meio Ambiente Pesquisa e Desenvolvimento Sustentabilidade Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Investimento

Ceará assina 11º acordo para produção de hidrogênio verde no Complexo do Pecém

Ceará assinou com o consórcio Transhydrogen Alliance, o 11° acordo para a produção de hidrogênio verde no Complexo do Pecém

Redação com informações de Click Petróleo e Gás
29-Out-2021 14:49 - Atualizado em 29/10/2021 15:04

O governo do Ceará assinou o 11° memorando de entendimento para o Hub de produção de hidrogênio verde que será desenvolvido no Complexo do Pecém. O acordo foi firmado nesta quarta-feira (27) em Roterdã, na Holanda entre o consórcio Transhydrogen Alliance e o governador do Ceará, Camilo Santana. O projeto de hidrogênio verde, que foi criado pelas empresas Proton Ventures, Global Energy Storage, Trammo e VARO, prevê um investimento no valor de US$ 2 bilhões nos próximos anos.

A planta de hidrogênio verde deve produzir cerca de 500 mil toneladas anuais, o que equivale a aproximadamente 2,5 milhões de toneladas de amônia verde, que serão exportados do Complexo do Pecém para a Europa. De acordo com o governador do Ceará este é um momento essencial para a missão do estado na Europa. A partir de agora, serão iniciadas as fases de estudo para a instalação do projeto.

O consórcio vê o Ceará como um potente produtor de energia sustentável. Hans Vrijenhoef, presidente do consórcio Transhydrogen Alliance e da Proton Ventures, comemorou a assinatura do acordo de cooperação com o Ceará e afirmou sua felicidade, afirmando que espera ter muito sucesso com o projeto de hidrogênio verde na região.

Segundo o presidente esta é uma fase muito importante na questão de colocar soluções de energia sustentável para todo o mundo. Vale ressaltar que o executivo deve visitar o Ceará em breve para acompanhar e conhecer de perto a primeira fase do projeto.

Ceará já possui 11 memorandos já assinados

11 empresas já assinaram o memorando de entendimento com o governo do Ceará. Entre elas estão a Transhydrogen Alliance, H2helium, Enegix Energy, Fortescue, Eneva, White Martins, Hytron, Engie, Neoenergia, Diferencial, Qair.

O Hub de Hidrogênio Verde no Ceará, implementado no Complexo do Pecém, foi lançado neste ano em parceria com a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e a Universidade Federal do Ceará (UFC). O equipamento deve ajudar a diminuir a emissão de gases poluentes atraindo novos investimentos e expandir as oportunidades de geração de empregos e negócios no estado, impulsionando toda a economia.

O hidrogênio verde no Complexo do Pecém é feito por meio de fontes renováveis e é atualmente considerado o pilar da transformação. Até agora já foram já foram 11 memorandos de entendimentos com empresas internacionais e nacionais para a instalação de projetos no Hub do Estado.

Hidrogênio verde gera oportunidades e novos profissionais especializados

Em outubro, o Senai-CE lançou o Curso de Introdução ao Hidrogênio Verde, com o apoio da Air Product, multinacional líder em produção de hidrogênio no mundo. A empresa conta com mais de 60 anos de experiência que vão desde a produção até a distribuição de hidrogênio através de gás natural, por eletrólise ou conversão de biomassa, método que usa energia elétrica obtida em fontes limpas. A empresa já está envolvida em cerca de 250 projetos no segmento, nos EUA, na Europa e em mais de 20 países espalhados por todo o mundo. Vários veículos como carros, ônibus, empilhadeiras, vans, aviões e muitos outros tem sido abastecidos com hidrogênio fornecido pela empresa.

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade