Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Investimento

Ceará assina 11º acordo para produção de hidrogênio verde no Complexo do Pecém

Ceará assinou com o consórcio Transhydrogen Alliance, o 11° acordo para a produção de hidrogênio verde no Complexo do Pecém

Ceará assina 11º acordo para produção de hidrogênio verde no Complexo do Pecém

O governo do Ceará assinou o 11° memorando de entendimento para o Hub de produção de hidrogênio verde que será desenvolvido no Complexo do Pecém. O acordo foi firmado nesta quarta-feira (27) em Roterdã, na Holanda entre o consórcio Transhydrogen Alliance e o governador do Ceará, Camilo Santana. O projeto de hidrogênio verde, que foi criado pelas empresas Proton Ventures, Global Energy Storage, Trammo e VARO, prevê um investimento no valor de US$ 2 bilhões nos próximos anos.

A planta de hidrogênio verde deve produzir cerca de 500 mil toneladas anuais, o que equivale a aproximadamente 2,5 milhões de toneladas de amônia verde, que serão exportados do Complexo do Pecém para a Europa. De acordo com o governador do Ceará este é um momento essencial para a missão do estado na Europa. A partir de agora, serão iniciadas as fases de estudo para a instalação do projeto.

O consórcio vê o Ceará como um potente produtor de energia sustentável. Hans Vrijenhoef, presidente do consórcio Transhydrogen Alliance e da Proton Ventures, comemorou a assinatura do acordo de cooperação com o Ceará e afirmou sua felicidade, afirmando que espera ter muito sucesso com o projeto de hidrogênio verde na região.

Segundo o presidente esta é uma fase muito importante na questão de colocar soluções de energia sustentável para todo o mundo. Vale ressaltar que o executivo deve visitar o Ceará em breve para acompanhar e conhecer de perto a primeira fase do projeto.

Ceará já possui 11 memorandos já assinados

11 empresas já assinaram o memorando de entendimento com o governo do Ceará. Entre elas estão a Transhydrogen Alliance, H2helium, Enegix Energy, Fortescue, Eneva, White Martins, Hytron, Engie, Neoenergia, Diferencial, Qair.

O Hub de Hidrogênio Verde no Ceará, implementado no Complexo do Pecém, foi lançado neste ano em parceria com a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e a Universidade Federal do Ceará (UFC). O equipamento deve ajudar a diminuir a emissão de gases poluentes atraindo novos investimentos e expandir as oportunidades de geração de empregos e negócios no estado, impulsionando toda a economia.

O hidrogênio verde no Complexo do Pecém é feito por meio de fontes renováveis e é atualmente considerado o pilar da transformação. Até agora já foram já foram 11 memorandos de entendimentos com empresas internacionais e nacionais para a instalação de projetos no Hub do Estado.

Hidrogênio verde gera oportunidades e novos profissionais especializados

Em outubro, o Senai-CE lançou o Curso de Introdução ao Hidrogênio Verde, com o apoio da Air Product, multinacional líder em produção de hidrogênio no mundo. A empresa conta com mais de 60 anos de experiência que vão desde a produção até a distribuição de hidrogênio através de gás natural, por eletrólise ou conversão de biomassa, método que usa energia elétrica obtida em fontes limpas. A empresa já está envolvida em cerca de 250 projetos no segmento, nos EUA, na Europa e em mais de 20 países espalhados por todo o mundo. Vários veículos como carros, ônibus, empilhadeiras, vans, aviões e muitos outros tem sido abastecidos com hidrogênio fornecido pela empresa.