Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cooperativa

Castrolanda recebe autorização para comercialização de energia

De natureza agropecuária, a cooperativa transformou uma de suas unidades na Engloba Comercializadora de Energia e fez um planejamento para negociar o insumo

Castrolanda recebe autorização para comercialização de energia

A Cooperativa Agroindustrial Castrolanda é a primeira do país a receber uma autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para atuar como agente comercializador no âmbito da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). De natureza agropecuária, a cooperativa transformou uma de suas unidades na Engloba Comercializadora de Energia e fez um planejamento arrojado para negociar o insumo, prevendo, inclusive, um escalonamento de resultados líquidos que, em 2021, pode chegar à R$ 15 milhões.

Segundo o gerente de Negócios da Castrolanda, Vinicius Guilherme Danieli Fritsch, a ideia de buscar essa possiblidade surgiu porque, atualmente, as unidades industriais da cooperativa consomem cerca de 30 megawats de energia por mês. “Então, já que compramos energia para as nossas unidades, resolvemos investir em outro volume destinado à venda”, explica. Atualmente, 25 clientes já têm contrato com a cooperativa.

O gerente destacou, também, que essa autorização permite a venda para outras empresas do mercado (comercializadoras, geradoras ou outros consumidores livres – aquele que consome acima de 500 kW – por exemplo) e no futuro, com a expansão do mercado livre também para os consumidores de baixa tensão (residenciais e pequenos comércios), fornecer energia também aos cooperados.

MAIORES

A expectativa é de que as operações da Engloba comecem já no mês de setembro. Para isso, a cooperativa que está totalmente preparada para atender aos dispositivos legais do setor pretende utilizar os sistemas de transmissão e distribuição já existentes no mercado. “É bom destacar que nosso trabalho se intensifica nos próximos anos para que, dentro de 36 a 48 meses, estejamos comercializando pelo menos 1 GWm/mês, tentando, assim, figurar da lista das 25 maiores comercializadoras do Brasil”, revela o gerente.