Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia

Carro elétrico voador da Boeing faz primeiro voo ao ar livre

Protótipo foi desenvolvido por uma empresa da Boeing que também cria táxis voadores em parceria com a Uber

Carro elétrico voador da Boeing faz primeiro voo ao ar livre

O carro voador da Boeing completou seu primeiro voo teste ao ar livre na última terça-feira (22) com sucesso. O feito sinaliza o início de uma nova fase do transporte urbano. O modelo é projetado para transportar passageiros em ruas congestionadas e desviar de arranha-céus.

Um protótipo do veículo concluiu uma decolagem, voo e pouso controlados durante o teste realizado em Manassas, na Virgínia, EUA, de acordo com comunicado divulgado nesta quarta-feira (23). O modelo elétrico foi projetado para fazer voos completamente autônomos, de até 80 quilômetros de distância.

A fabricante de aviões sediada em Chicago e sua concorrente Airbus estão entre as empresas na corrida para desenvolver ideias relacionadas a carros voadores e drones que carregam pacotes, na expectativa de que esses novos produtos criem a nova era da indústria aeroespacial.

A Boeing começou a desenvolver protótipos depois da aquisição, em 2017, da Aurora Flight Sciences, cujos projetos incluem um novo táxi voador em parceria com a Uber. 

“O braço de mobilidade urbana da Boeing, o Boeing NeXt, contratou a Aurora para projetar e desenvolver o protótipo. A empresa não confirmou se esse é o modelo desenvolvido para a Uber.

O portfólio da NeXt também inclui um veículo aéreo de carga totalmente elétrico – projetado para transportar até 500 libras, cerca de 220 kg – que completou seu primeiro voo interno no ano passado e está programado para testes ao ar livre este ano.

Outras empresas também estão em fase avançada na missão de trazer carros voadores para o mercado. O A3 Vahana, um protótipo de carro voador elétrico de decolagem e aterrissagem vertical financiado pela Airbus no Vale do Silício, completou seu primeiro voo teste no ano passado. A Intel e a EHang também estão testando seus veículos voadores.

Os analistas do Morgan Stanley, em suas estimativas mais otimistas, preveem que essa tecnologia pode poderia elevar o patamar da indústria aeronáutica para US$ 2,9 trilhões até 2040. Na visão mais pessimista, o banco acredita que os valores poderiam chegar a cerca de US$ 615 bilhões.

Ainda não se tem uma previsão de quando o veículo voador da Boeing chegará ao grande público, mas esses testes ao ar livre bem-sucedidos já são um grande avanço na indústria. A companhia informou que ainda fará diversos testes para melhorar a segurança e a confiabilidade da aeronave.