P&D

Carro elétrico movido a energia solar

Assessoria de Imprensa Ford
13-Jan-2014 10:50 - Atualizado em 20/04/2016 14:45

A Ford apresenta um veículo inédito movido a energia solar, o C-MAX Solar Energi Concept, na CES, maior feira de tecnologia do mundo, em Las Vegas. O modelo, desenvolvido pela Ford em parceria com a SunPower e o Instituto de Tecnologia da Georgia, oferece o melhor de um híbrido plug-in, sem depender da rede elétrica ou combustível para recarregar sua bateria.

O conceito aproveita a energia do Sol usando um concentrador especial que atua como uma lente de aumento, direcionando os raios para os paineis solares no teto do veículo. O resultado é um veículo que, com um dia inteiro de sol, entrega o mesmo desempenho do híbrido plug-in C-MAX Energi convencional, abastecido na rede elétrica. O Ford C-MAX Energi tem o menor consumo combinado de  combustível da categoria, equivalente a 42,5 km/l (46 km/l na cidade e 39 km/l na estrada). Por usar energia renovável, o Ford C-MAX Solar Energi Concept também reduz em cerca de quatro toneladas por ano as emissões de gases de efeito  estufa.

“O Ford C-MAX Solar Energi Concept lança uma nova luz sobre o transporte elétrico com energia renovável”, diz Mike Tinskey, diretor global de infraestrutura e eletrificação de veículos da Ford. “Como líderes em inovação, queremos promover o diálogo público sobre as alternativas para levar o mundo em direção a um futuro mais limpo.”

Vendas em alta - O C-MAX Solar Energi Concept estreia no momento em que a Ford fecha um ano recorde na venda de veículos elétricos. A marca deve somar 85 mil veículos híbridos, híbridos plug-in e totalmente elétricos em 2013, o primeiro ano completo de vendas dos seus seis modelos elétricos.O C-MAX Energi é o plug-in líder de vendas da Ford, com mais de 6.300 unidades em novembro.

A Ford vendeu mais veículos plug-in em outubro e novembro que a Toyota e a Tesla e também superou a Toyota no acumulado do ano. A venda de híbridos  plug-in continua a crescer na medida em que mais consumidores descobrem os benefícios de usar a eletricidade no transporte. O C-MAX Hybrid ajudou a trazer novos clientes para a Ford – cerca de 64% de seus compradores eram donos de carros outras marcas e metade deles de importados.

Tecnologia limpa - A SunPower, parceira da Ford na área de tecnologia solar desde 2011, fornece as células solares de alta eficiência do Ford C-MAX Solar Energi Concept. Para encurtar o tempo de recarga total do veículo e viabilizar o seu uso diário, a Ford buscou  o Instituto de Tecnologia da Georgia, que desenvolveu uma forma de amplificar a luz do Sol.

Os pesquisadores desenvolveram um concentrador solar com uma  lente Fresnel especial, que dirige a luz para as células solares e amplia oito vezes o seu impacto. A lente Fresnel é compacta e foi desenvolvida originalmente para uso em faróis. Com conceito similar a uma lupa, o sistema segue o movimento do sol de Leste a Oeste, extraindo em um dia energia equivalente a uma recarga de quatro horas da bateria (8 kW).

Com uma carga completa, o Ford C-MAX Solar Energi Concept deve oferecer a mesma autonomia total de um C-MAX Energi convencional, de até 1.000 km, incluindo 33,8 km somente no modo elétrico. Além disso, o veículo conta com com cabo de conexão para recarga em estação elétrica, se o usuário desejar.

Depois da apresentação na CES, a Ford e o Instituto de Tecnologia da Georgia vão iniciar os testes do C-MAX Solar Energi Concept em condições reais de uso para determinar a sua viabilidade de produção.

Fora da rede - Com o uso da energia solar renovável, o C-MAX Solar Energi Concept não depende da rede elétrica tradicional para recarregar a bateria. Estudos da Ford mostram que até 75% de todas as viagens feitas por um motorista médio poderiam ser feitas usando a energia solar. Isso é especialmente atraente em lugares onde a rede elétrica é insuficiente ??ou cara.

O veículo também reforça o MyEnergi Lifestyle, conceito apresentado pela Ford e vários parceiros na CES 2013. O MyEnergi Lifestyle usa a matemática, ciências e modelagem por computador para ajudar os proprietários a entender como aproveitar melhor seus eletrodomésticos com consumo eficiente de energia, sistemas de energia solar e veículos híbridos para reduzir seu gasto mensal e as emissões totais de carbono.

O Ford C-MAX Solar Energi pode ter um impacto ambiental significativo, reduzindo em até 4 toneladas a geração anual de CO2 e outros gases de efeito estufa, o equivalente ao que uma casa típica norte-americana produz em quatro meses. Se todos os carros leves adotassem a tecnologia do Ford C-MAX Solar Energi Concept nos Estados Unidos, as emissões anuais de gases de efeito estufa poderiam ser reduzidas em cerca de 1 bilhão de toneladas.

Usina de biogás em Macaé transforma lixo em energia
30 de Junho de 2022
Energia Limpa

Usina de biogás em Macaé transforma lixo em energia