Logística

Caminhão movido a biogás começa a fazer o transporte de cana na Cocal

Caminhão movido a biogás começa a fazer o transporte de cana na Cocal

A Cocal, empresa produtora de açúcar, etanol e bioenergia, em parceria com a Lots Group, braço de logística da Scania, começa a utilizar um caminhão G 410 XT, movido exclusivamente a biogás.

O modelo será empregado numa operação off-road, no transporte de cana, rebocando rodotrens canavieiros de 9 eixos. O caminhão é abastecido com biometano, obtido a partir do processamento dos resíduos da cana-de-açúcar.

A Scania apresentou um modelo sustentável de utilização do biometano no ano passado, onde empresas interessadas podem instalar usinas de produção do gás em suas unidades, e, utilizando resíduos da agricultura e pecuária, produzem seu próprio combustível, reduzindo bastante os custos de operação dos veículos.

O Scania G 410 6×4 XT é o primeiro caminhão off-road da América Latina a ser movido exclusivamente com biogás.

“Essa parceria entre a Cocal e a Scania é construída por nós compartilharmos os mesmos valores, as mesmas bases e o mesmo propósito. Nós acreditamos que devemos transformar as nossas indústrias para se tornarem mais sustentáveis”, disse Henrik Henriksson, CEO do Scania Group, durante a entrega do caminhão para a Cocal.