Califórnia pretende banir venda de novos carros movidos a gasolina até 2035
Paralelamente, o estado pressiona por mais vendas de veículos elétricos e de emissão zero nos próximos quatro anos
Os carros movidos a gasolina podem estar com os dias contados na Califórnia. Pelo menos é essa a intenção dos reguladores que divulgaram proposta para proibir a venda de todos os novos carros movidos a gasolina até 2035. Paralelamente, o estado pressiona por mais vendas de veículos elétricos e de emissão zero nos próximos quatro anos.
De acordo com USA Today, a proposta, divulgada pelo Conselho de Recursos Aéreos da Califórnia, descreve o plano para que carros novos movidos a baterias ou hidrogênio representem 35% das vendas de carros do estado até 2026, antes que os carros representem 100% das vendas até 2035.
Contas da Califórnia mostram que cerca de 11% de todas as vendas de carros novos de passageiros nos Estados Unidos, o maior número de qualquer estado.
A proposta se aplica aos modelos novos, portanto, carros movidos a gasolina ainda poderão continuar circulando e os usados vendidos. Até 20% das vendas até 2035 podem ser híbridos plug-in que podem funcionar com uma combinação de bateria e gás, e todos os veículos elétricos devem percorrer pelo menos 150 milhas por carga.
É importante destacar que o plano segue uma ordem executiva de setembro de 2020 do governador Gavin Newsom para eliminar gradualmente os carros a gás para que o estado possa se tornar neutro em carbono até 2045.
Assuntos do Momento

Petrobras faz avaliação ambiental na Bacia de Campos para parque eólico offshore
O projeto em avaliação consiste em parque com capacidade de geração de 4 gigawatts (GW)
Produção de energia eólica offshore tem potencial de US$ 200 bilhões
“Seremos país exportador de energia e de combustíveis”, disse Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente

Brasil atinge 1 milhão de usinas solares em telhados de casas, empresas, indústrias e terrenos
O levantamento, realizado pelo Meu Financiamento Solar, com base em dados da ANEEL, revela que 77,7% das placas fotovoltaicas estão instaladas em residências, 12,3% em comércios e 7,7% no setor rural

PL que estimula biogás, biometano e energia elétrica a partir de aterros sanitários avança no Senado
Projeto aprovado na Comissão de Infraestrutura inclui geração de energia entre iniciativas passíveis de medidas indutoras e linhas de financiamento

Energia solar global dobra em três anos
A fonte solar acaba de ultrapassar a marca de 1 terawatt (TW) de potência instalada e pode dobrar em quatro anos

Veja o ranking do estados com maior potência de energia solar
Minas Gerais lidera; São Paulo e Rio Grande do Sul completam o top 3