Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresas

Bunge é única do agronegócio entre as empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade

O desempenho socioambiental da empresa em 2011 foi considerado notável pela publicação.

Bunge é única do agronegócio entre as empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade

O desempenho socioambiental da empresa em 2011 foi considerado notável pela publicação, que destacou a redução de 20% nas emissões de gases efeitos estufa e o uso de 78% de energia elétrica própria, gerada pela empresa a partir do bagaço da cana-de-açúcar.

São Paulo, 08 de novembro de 2012. Pelo quarto ano consecutivo, a Bunge Brasil é destaque no Guia Exame de Sustentabilidade 2012, publicação que relaciona as empresas brasileiras que são exemplos em responsabilidade socioambiental corporativa. As mais de 150 companhias inscritas nesta edição do prêmio foram avaliadas por rigorosos critérios e selecionadas pelo GVCes – Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, instituição referência no tema no Brasil.  As 21 empresas premiadas são de diversos setores da economia nacional e a Bunge é a única representante do agronegócio brasileiro a figurar na lista.

A cerimônia de premiação, realizada pela Editora Abril na noite desta quarta-feira (7 de novembro), em São Paulo, reconheceu os esforços da Bunge na utilização de fontes renováveis de energia, na destinação adequada dos resíduos e na eficiência de sua matriz energética.  Graças às melhorias aplicadas aos processos, a empresa obteve em 2011 uma redução de 20% das emissões, quando comparado a 2010, considerando as áreas de Alimentos e Fertilizantes.

Além disso, buscando utilizar a biomassa como fonte de energia para suas operações industriais, a Bunge conquistou outra marca histórica. Atualmente, a matriz energética da empresa conta com 93% de energia renovável. Este é um dado bastante expressivo, principalmente se comparado com a média das indústrias brasileiras, que é de 47%. Atualmente, 78% dos 700 GWh da energia consumida pela Bunge em todo o país já é gerada internamente pela própria empresa por meio de fontes limpas, como o bagaço da cana-de-açúcar. A Bunge prevê que até 2014 deve atingir a autossuficiência em energia elétrica, e que a partir de 2016 já será possível gerar energia suficiente que abasteceria uma cidade de até quatro milhões de habitantes. 

As atividades e projetos da empresa premiada estão publicados no Relatório de Sustentabilidade 2012 da Bunge Brasil. Divulgado anualmente desde 2003, o relatório é único do setor de agronegócios auditado no nível de aplicação A+, segundo metodologia do GRI-Global Reporting Initiative.  O material completo, com a análise da gestão da companhia no ano de 2011 nos aspectos social, ambiental e econômico, está disponível no site www.bunge.com.br/sustentabilidade/2012. A publicação também traz os indicadores do suplemento específico para o setor de produção de alimentos, que foram desenvolvidos com a colaboração de empresas de todo o mundo, incluindo a Bunge Brasil como a única representante da América Latina.