AveSui
Negócio

BRF faz joint venture com filial da AES para construção de parque eólico

Empreendimento, no Rio Grande do Norte, deve absorver aporte de R$ 80 milhões da dona da marca Sadia

Redação com informações de Valor
17-Ago-2021 15:03 - Atualizado em 17/08/2021 15:18

A BRF anunciou na manhã de hoje a criação de uma joint venture com uma subsidiária da AES Brasil Energia para a construção de um parque para geração de energia eólica no Complexo Eólico Cajuína, no Rio Grande do Norte.

O investimento estimado no projeto é de R$ 5,2 milhões por MW instalado. A BRF deverá investir diretamente cerca de de R$ 80 milhões. O início das operações do parque está previsto para 2024.

O parque eólico terá capacidade instalada de 160 megawatts médios (MWm), com geração de 80 MWm que serem comercializados com a AES por meio de um contrato de compra e venda de energia de 15 anos.

Net Zero

“O projeto está em consonância com a Visão 2030, com a política de sustentabilidade da companhia e com o compromisso de a empresa se tornar Net Zero em emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2040, tanto em suas operações como em sua cadeia produtiva”, disse a BRF, em comunicado.

“Com essa parceria, a companhia atenderá cerca de um terço de suas necessidades energéticas no Brasil, e evolui com sua meta de chegar a 2030 com mais de 50% da matriz energética proveniente de fontes renováveis e limpas, além de mitigar riscos de escassez de abastecimento e operar com custos mais competitivos”, completou a dona das marcas Sadia e Perdigão.

O estabelecimento da parceria está sujeito à aprovação das autoridades competentes. A BRF anunciou, também, que continuará a prospectar oportunidades para investir em fontes alternativas de autoprodução de energia limpa.

Prédios públicos em municípios de SP e PR adotam o uso de energia solar, biomassa, eólica e pequenas centrais hidrelétricas estimando economia de R$ 2 milhões por ano
Redução de CO2

Na expectativa de reduzir milhares de toneladas de CO2

Com transmissão ao vivo, AveSui 2022 será lançada oficialmente nesta quarta-feira (20/10) em Medianeira, PR