AveSui2021
AveSui Biocombustível Bioenergia Biomassa América Latina Comentário B&B Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Geral Insumos Meio Ambiente Pesquisa e Desenvolvimento Sustentabilidade Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Evento

Brazil Windpower 2020 começa amanhã (27) e vai abordar a transformação energética

Edição deste ano do evento, que será online, terá presença do ministro Bento Albuquerque na abertura

Redação
26-Out-2020 09:20

A edição 2020 do Brazil Windpower, que será realizado de modo virtual, começa amanhã (27) e segue até o dia 29 de outubro. O evento vai ter como tema: Transformação energética: um futuro verde, livre e tecnológico. A iniciativa é do Grupo CanalEnergia/ Informa Markets, em parceria com a Associação Brasileira de Energia Eólica e vai contar na cerimônia de abertura com a presença do ministro Bento Albuquerque. Ben Backwell, CEO do Global Wind Energy Council; Fernando Elias, presidente do Conselho da  ABEEólica; Élbia Gannoum, CEO da associação e Marco Basso, CEO da Informa Markets, também participam. A programação completa do BWP 2020, bem como do BWP O&M está disponível neste link.

Ainda no primeiro dia, às 11h, o painel “A Retomada Econômica verde e o papel do setor Elétrico”, contará com a presença de Ricardo Cyrino, CEO da Atiaia Energia; Ben Backwell, do GWEC; Élbia Gannoum, da ABEEólica; Carlos Echevarria, do Banco Interamericano de Desenvolvimento e Joaquim Levy, ex-ministro da Fazenda e atual diretor de Estratégia Econômica no Banco Safra. Em seguida, acontecem simultaneamente às 14h painéis sobre “Transformação energética: ESG e diversidade” e “Operação do SIN: desafios e contribuições da energia eólica”. Às 15h30, vai ser a vez dos painéis “Mercado financeiro e retomada verde”, “Acordo Verde Europeu e influências no mercado brasileiro” e “Segurança cibernética e transformação digital”, que também serão realizados ao mesmo tempo. No fim do dia, às 17h, há nova rodada de painéis com temas como composição de matriz e governança e transformação energética.

AveSui2021_dentro

No segundo dia do BWP 2020, o evento começa às 10h com o painel “Mercado Livre para Energias Renováveis”, que vai ser moderado pelo Secretário de Energia Elétrica do MME, Rodrigo Limp. O palestrante é o CEO da Comerc, Cristopher Vlavianos e os debates ficam com Talita Porto, Vice-Presidente do Conselho de Administração e Diretora da Área de Gestão do Mercado da CCEE; Ricardo Suassuna, Diretor de Relações Institucionais e Regulatório da Matrix Energia e Edson Ogawa, do Santander. O dia continua com os painéis “O papel dos grandes consumidores” e “Manutenção de parques eólicos: desafios da evolução tecnológica”, realizados às 14h.

Neste dia, ainda serão realizados às 15h painéis sobre “Mercado financeiro e o Mercado livre” e “Certificado de Energia e Crédito de Carbono”. A programação termina com painéis abordando os novos modelos de negócios no mercado livre e as bolsas de energia e o ACL.

O último dia do BWP começa com  painel “Inovação e Cadeia Produtiva”, que terá a participação de Eric Rodrigues, Diretor de Vendas na Vestas; Brian Pitel, Diretor de Supply Chain para Onshore Wind na América Latina da GE; Julio Cesar Pinheiro Goes, da Siemens Gamesa; Nikolaus Kraus, da Wobben, David Lobo, da Acciona e João Paulo Silva, WEG.  Amilcar Ribeiro, presidente do Cepel, será o moderador.

Em seguida, Marisete Dadald, Secretária Executiva do MME será a apresentadora do painel “Novas tecnologias e planejamento energético”, que contará com Agnes Costa, do MME; Luiz Carlos Ciocchi, Diretor-Geral do ONS; Thiago Barral, presidente da EPE; Rui Altieri, presidente do conselho da CCEE e André Pepitone, Diretor Geral da Aneel. Fernando Elias, Presidente do Conselho da ABEEólica, vai moderar o painel. Às 15h30, é a vez de Sandro Yamamoto, da ABEEólica, moderar o painel “Análise de Recursos do Vento e preços horário”, que terá Odilon Camargo, da Camargo Schubert; Tiago de Barros Correia, da RegE Consultoria; Alexandre Zucarato, diretor do ONS e  Rodolfo Coli, Diretor de Comercialização e Regulação da Geração na CPFL Energia.

AveSui2021_dentro

O BWP termina com painéis sobre o  Desenvolvimento de storage e híbridos, Desenvolvimento da eólica offshore no Brasil e  as novas tecnologias do futuro do setor elétrico. O evento vai parte da Energy Week, que contará também com o Energy Solutions Show.

Serviço:

Brazil Windpower
Data: 27 a 29 de outubro de 2020
Inscrições:  https://www.brazilwindpower.com.br/pt/inscricoes.html

 

Assuntos do Momento

Avança a cooperação técnica entre a Castrolanda e as Nações Unidas
14 de Janeiro de 2021
Energia limpa

Avança a cooperação técnica entre a Castrolanda e as Nações Unidas

Cooperativa, através do Setor de Energia, tem buscado alternativas sustentáveis com relação ao desenvolvimento do biogás em suas regiões de atuação.

Governo vai lançar plano para incentivar fontes alternativas de energia no campo
18 de Janeiro de 2021
Incentivo

Governo vai lançar plano para incentivar fontes alternativas de energia no campo

Uso do biogás e energia solar serão estimulados para reduzir passivo ambiental e custos dos produtores

AveSui2021_dentro
Nordex fecha venda de turbinas para parque eólico da Statkraft no Brasil
14 de Janeiro de 2021
Energia eólica

Nordex fecha venda de turbinas para parque eólico da Statkraft no Brasil

A Nordex disse que o negócio fechado junto à Statkraft envolverá turbinas eólicas de seu modelo N163/5.X que somarão capacidade total de 518,7 megawatts.

Siemens Gamesa e Siemens Energy inauguram uma nova era de produção offshore de hidrogênio verde
14 de Janeiro de 2021
Hidrogênio Verde

Siemens Gamesa e Siemens Energy inauguram uma nova era de produção offshore de hidrogênio verde

Iniciativa representa um passo importante para desenvolver um sistema em escala industrial capaz de produzir hidrogênio verde a partir de ventos offshore

ENGIE inicia implantação de Conjunto Eólico no Rio Grande do Norte
18 de Janeiro de 2021
Eólica

ENGIE inicia implantação de Conjunto Eólico no Rio Grande do Norte

O Conjunto Eólico Santo Agostinho tem investimento previsto da ordem de R$ 2,2 bilhões

Estudantes brasileiros desenvolvem app voltado à redução de emissão de carbono
18 de Janeiro de 2021
Inovação

Estudantes brasileiros desenvolvem app voltado à redução de emissão de carbono

Tecnologia brasileira é uma das finalistas do desafio Nasa Space Apps Challenge, competição da agência espacial americana para tecnologia e inovação

Mais assuntos do momento