Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Energia Alternativa

Brasileiros recorrem à energia solar para escapar dos aumentos na conta de luz

Produção desse tipo de energia dobrou de 2020 para 2021 no país. Através das placas solares, cerca de 860 mil pessoas no Brasil geram a própria energia que consomem.<br /> 

Brasileiros recorrem à energia solar para escapar dos aumentos na conta de luz

A conta de luz teve aumentos recentes autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em oito estados do Brasil: Pernambuco, Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os reajustes preocupam os consumidores e muitos deles passaram a recorrer a outras fontes de energia, como a solar, para conseguir economizar.

Em Pernambuco, o aumento foi de 18,97% para consumidores de baixa tensão. A conta de luz também ficou mais cara em outros sete estados do Brasil: Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em todos eles, o reajuste ficou entre 18% e 25%.
 
 O aumento da despesa com a luz contribuiu para o crescimento, no país, da busca por outras fontes de energia.

“O principal fator que faz os consumidores procurarem, cada vez mais, a energia solar é porque hoje é mais barato gerar a energia a partir do sol do que comprar essa energia de terceiros. Então, é economia no bolso, direto para os consumidores”, declarou o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia.

No caso da energia solar, a produção quase dobrou de 2020 para 2021 no Brasil, onde há 161 usinas solares de grande porte em funcionamento e 99 em construção.

O setor no país gerou 15 gigawatts e quer aumentar a produção investindo R$ 50 bilhões de e gerando 300 mil empregos, segundo a Absolar.

“Mesmo nos anos de pandemia no Brasil, o setor solar bateu recorde atrás de recorde. De 2020 para 2021, o crescimento foi de 8 mil megawatts pra 13,5 mil megawatts. Foi o melhor ano da história do Brasil em energia solar. Neste ano, a expectativa é que a gente bata um novo recorde e 2022 se torne o melhor ano da energia solar no Brasil com o crescimento ainda mais forte”, disse Rodrigo.