Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bioenergia

Brasil tem acréscimo de 165,6 MW em junho; mais da metade por meio de usinas eólicas

Desse total, 87,6 MW provêm de usinas eólicas, 49,6 MW de geração solar fotovoltaica e 28,4 MW de termelétricas

Brasil tem acréscimo de 165,6 MW em junho; mais da metade por meio de usinas eólicas

O Brasil obteve um incremento de 165,6 megawatts (MW) na matriz elétrica em junho, de acordo com os cálculos da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. Desse total, 87,6 MW provêm de usinas eólicas, 49,6 MW de geração solar fotovoltaica e 28,4 MW de termelétricas.

Novos empreendimentos

A expansão no primeiro semestre de 2022 foi de 2.328 megawatts, com novos empreendimentos em 13 estados de quatro regiões brasileiras. Os estados com maior acréscimo verificado são, em ordem decrescente, Rio Grande do Norte (521,14 MW), Bahia (491,80 MW) e Paraná (311,90 MW).

Capacidade instalada

A potência total instalada no Brasil, até junho, foi de 183.593,3 MW de acordo com dados do Sistema de Informações de Geração da Aneel, o SIGA, atualizado diariamente com dados de usinas em operação e de empreendimentos outorgados em fase de construção. Desse total em operação, 83,14% das usinas são impulsionadas por fontes consideradas sustentáveis, com baixa emissão de gases do efeito estufa.

Painéis interativos

Outras informações sobre o acompanhamento da expansão da oferta de geração estão disponíveis em painéis interativos neste link. Esses painéis, atualizados mensalmente, mostram a previsão para a entrada de novas unidades geradoras para os próximos anos. Eles trazem ainda um histórico da expansão da geração desde a criação da Aneel (1997).  Além dos painéis, também está disponível a base de dados com informações de previsão e acompanhamento de obras dos empreendimentos outorgados para construção.