Biometano

Brasil tem 27 novas plantas de biometano previstas para os próximos anos

Distribuidoras de gás e produtores de biogás estudam potencial de conexão de novas plantas à rede de gasodutos

Redação com informações de epbr
20-Jun-2022 10:04

Distribuidoras de gás natural e produtores de biogás já mapearam 27 novas plantas de biometano com potencial de conexão à rede de gasodutos nos próximos anos, no país.

O levantamento foi feito pelo grupo de trabalho conjunto formado pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) e pela Associação Brasileira do Biogás (Abiogás), em maio, com o objetivo de desenvolver o uso do combustível renovável pelas concessionárias estaduais.

A expectativa das associações é que a produção nacional de biometano atinja os 2,2 milhões de m³/dia até 2027. Desse total, 1,3 milhão m³/dia deve vir do biogás produzido no setor de saneamento (como aterros sanitários). O segmento sucroenergético, por sua vez, deve responder por 700 mil m³/dia e o segmento agroindustrial por mais 200 mil m³/dia.

São Paulo, com 15 plantas, é o estado com mais projetos novos, seguido pelo Rio Grande do Sul (6). Há projetos novos mapeados também no Rio de Janeiro, Pará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Amazonas.

,
biometano
O diretor de Estratégia e Mercado da Abegás, Marcelo Mendonça, acredita que, daqui a dois anos, na próxima grande janela de contratação de molécula por parte das distribuidoras, a participação do biometano já será consideravelmente maior no país — e ajudará as concessionárias estaduais a diversificar o portfólio de suprimento.

Para além das 27 novas unidades de biometano já mapeadas no curto prazo, segundo ele, a produção nacional avançará ainda mais nos próximos cinco a dez anos.

Mendonça destaca que o Brasil sequer produz, hoje, 1% do seu potencial — da ordem de 100 milhões de m³/dia.

“Atualmente, produzimos 400 mil m³/dia e injetamos na rede aproximadamente 100 mil m³/dia. É muito pouco. Mesmo levando em consideração que esse potencial de 100 milhões de m³/dia inclui áreas onde a produção e o escoamento de biometano seria muito difícil. Se conseguirmos viabilizar 20% disso, será uma grande conquista, que mudará o panorama da distribuição de gás no país”, disse à agência epbr.

Biometano em veículos pesados

Mendonça, contudo, não acredita que todas as usinas de biometano serão, necessariamente, conectadas à rede das distribuidoras.

Ainda segundo o executivo da Abegás, seria um desperdício, para o país, ignorar o potencial de uso do produto na frota de veículos pesados, como caminhões e ônibus — que independe, muitas vezes, da interligação entre a planta de biogás e a rede de gasodutos.

“Precisamos agregar novos mercados. A nossa estimativa é de que a utilização de 30 milhões de m³/dia de biometano para substituir o diesel utilizado por esses veículos, faria o Brasil economizar de US$ 6 bilhões a US$ 7 bilhões por ano em importações [de diesel]”, comentou.

A substituição do diesel por biometano já é feita com sucesso em Estocolmo (Suécia) e em Los Angeles (EUA), onde os ônibus urbanos utilizam apenas o gás renovável.

“É importante introduzir o biometano nas políticas públicas. Essa substituição, por exemplo, reduziria em muito a nossa dependência do diesel importado e certamente teria um impacto muito positivo nos preços”, concluiu.

Usina de biogás em Macaé transforma lixo em energia
30 de Junho de 2022
Energia Limpa

Usina de biogás em Macaé transforma lixo em energia