Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biocombustível

Brasil pode exportar até 2,6 bilhões de litros para EUA em 2013

Embarques brasileiros do biocombustível subiram nos últimos meses em razão da seca no país em 2012.

Brasil pode exportar até 2,6 bilhões de litros para EUA em 2013

A FCStone estima que o Brasil poderá exportar até 2,6 bilhões de litros de etanol para os Estados Unidos em 2013. O biocombustível do Brasil tem mercado nos EUA graças ao Padrão de Combustíveis Renováveis (RFS) da Agência de Proteção Ambiental norte-americana (EPA, na sigla em inglês). Para 2013, o governo americano determina o consumo de 2,75 bilhões de galões dos chamados biocombustíveis avançados (etanol celulósico, etanol de cana e biodiesel) e, pela projeção da FCStone, o Brasil poderia contribuir com até 0,686 bilhão de galões de etanol de cana, já que os EUA não conseguem, sozinhos, alcançar o total estipulado pela EPA.

Em seu cálculo, a consultoria leva em conta o uso de 14 milhões de galões de etanol celulósico, 0,13 bilhão de etanol de cana produzido localmente e de 1,92 bilhão de biodiesel, além dos 13,8 bilhões de galões de biocombustíveis convencionais – basicamente etanol de milho.

Os embarques brasileiros de etanol aos Estados Unidos aumentaram nos últimos meses em razão da seca naquele país em 2012, que elevou as cotações do milho e, consequentemente, os preços locais do etanol. Nas últimas semanas, contudo, algumas usinas americanas voltaram a operar em razão do recuo dos futuros do cereal na Bolsa de Chicago (CBOT).