Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biocombustível

Brasil é líder em biorrefinarias

País é líder mundial em biorrefinarias e em pesquisas de bioetanol por conta da abundante reserva de biomassa.

A VTT Centro de Pesquisa Tecnológica disponibiliza para o mercado brasileiro soluções inovadoras de biorrefinaria. A empresa busca parceria no desenvolvimento e otimização de biomassas e, para isso, coloca à disposição seu conhecimento multidisciplinar, infraestrutura de pesquisa e soluções tecnológicas para o processamento de fibras e biotécnico e produção de energia para empresas dos setores público e privado.

A tendência é a utilização de novas matérias-primas para o etanol, como a biomassa lignocelulósica, e a construção de biorrefinarias integradas, um conceito análogo ao das refinarias de petróleo.

Vale lembrar que nas biorrefinarias ocorre a conversão da biomassa em uma gama de produtos, com pouco desperdício e mínimas emissões. O termo é aplicado à indústria que transforma materiais brutos de fonte renovável (bagaço de cana, bambu, palha de cereais, madeira, licor negro Kraft) em itens de maior valor agregado (energia, materiais e produtos químicos). No setor de celulose e papel ocorrem o processamento completo da biomassa (com geração de produtos de alto valor agregado) e a conversão eficiente de algumas frações da biomassa em combustíveis, energia, materiais e produtos químicos, sendo as demais utilizadas para fabricação de polpa celulósica.

A VTT atua em três importantes frentes de pesquisa: processamento de madeiras e de fibras, processamento biotécnico e produção de energia.

Nos produtos de madeira, os desenvolvimentos incluem propriedades com valor agregado, como a alta durabilidade biológica, o comportamento controlado da umidade e a resistência aos raios UV. Além disso, há também os sistemas antifogo inteligentes e os produtos de madeira moldável.

No processamento biotécnico, a empresa detém conhecimentos relacionados à segregação dos açúcares da biomassa – como o bagaço da cana-de-açúcar ou a madeira usados como matéria-prima das indústrias de fermentação – e incluem principalmente o domínio da tecnologia de enzimas.

Na produção de energia, o foco da VTT está nas tecnologias de bioenergia para a indústria (como papel e celulose), e para a produção de calor e de energia, bem como para a produção de biocombustíveis líquidos.

“O novo centro de pesquisa e desenvolvimento da VTT, localizado em São Paulo (SP), processa biomateriais que oferecem possibilidades inovadoras para a criação de embalagens ecoeficientes, que são facilmente recicláveis e incorporam funcionalidades inteligentes, como indicadores de frescor e aplicações contra falsificação e de reforço da marca”, ressalta o CEO da VTT Brasil, Nilson Zaramella Boeta.

Para apresentar essas e outras tecnologias a VTT Brasil participou do maior evento de celulose e papel nacional – o 44º Congresso e Exposição Internacional promovido pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), em outubro de 2011, em São Paulo (SP). Na ocasião os especialistas da empresa compartilharam seu conhecimento por meio de palestras ministradas no primeiro Simpósio Latino-Americano de Papel para Embalagem, que ocorreu simultaneamente ao congresso.

O evento reuniu os principais gestores internacionais das grandes empresas do setor, além de representantes do governo, pesquisadores e cientistas. Na série de palestras ministradas pelos especialistas da VTT da Finlândia foram apresentados conceitos sobre os biomateriais inovadores para embalagens, a avaliação de novos materiais em escala piloto, novas tecnologias para agregar valor às embalagens e os produtos gerados por essa biotecnologia destinados ao consumidor final.

“O volume de negócios global do segmento de embalagem em 2010 foi de cerca de 500 bilhões de euros. A embalagem é um elemento chave da indústria de alimentos e bebidas, cuidados médicos, cosmético, entre outras, e afeta várias cadeias de valor das empresas”, declara o professor de biomateriais que dirige o programa de biomaterias industriais da VTT na Finlândia, Ali Harlin.

Mais sobre a VTT – A VTT Brasil é subsidiária da matriz finlandesa e trabalha para ser reconhecida como instituto de pesquisa multitecnológico de nível internacional, e que gera valor aos parceiros brasileiros, proporcionando a eles capacidade de competir internacionalmente no ambiente de tecnologia e de pesquisa & desenvolvimento.

O Centro de Pesquisa Tecnológico da Finlândia é uma organização multisetorial de pesquisa global, que fornece soluções de alta tecnologia e serviços de inovação. É o terceiro maior instituto de pesquisa da Europa e contribui para o aumento da competitividade de seus clientes, proporcionando condições para o desenvolvimento sustentável da sociedade, emprego e bem-estar.

A empresa tem um faturamento mundial de 280 milhões de euros e emprega 3.100 funcionários. Seus investimentos na Finlândia totalizam 7 bilhões de euros (4% do PIB). Ela tem importante atuação na China, Japão, Coréia do Sul, EUA e outros países da Europa.

Mercado de Pesquisa:

A Finlândia é um dos países do mundo com mais pesquisa intensiva. Os investimentos nacionais em pesquisa e desenvolvimento totalizam cerca de 7 bilhões de euros, ou 4% do PIB. Existem 21 institutos de pesquisa governamentais na Finlândia sendo a VTT o maior deles em ciências aplicadas. O VTT é também o maior instituto de pesquisa aplicada no Norte da Europa e terceiro maior na Europa, oferecendo multisoluções tecnológicas aos seus clientes nacionais e internacionais.