Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biocombustível

Brasil e EUA fazem parceria no comercio bilateral em etanol, diz Itamaraty

Os dois países também deverão considerar um incremento no acesso ao mercado de milho

Brasil e EUA fazem parceria no comercio bilateral em etanol, diz Itamaraty

O Ministério das Relações Exteriores informou que os governos do Brasil e dos Estados Unidos realizaram consultas sobre o seu comércio bilateral em etanol e iniciaram uma parceria nesta área. Como resultado, os países decidiram efetuar discussões orientadas para obter resultados acerca de um arranjo, de modo a aumentar o acesso ao mercado de etanol e açúcar no Brasil e nos EUA. Eles tambémdeverão considerar um incremento no acesso ao mercado de milho em ambos os países.

Os dois países também pretendem discutir maneiras de garantir que haja um acesso justo ao mercado, paralelamente a qualquer aumento no consumo de etanol, bem como de coordenar e garantir que as indústrias brasileiras e americanas de etanol sejam tratadas de maneira justa e se beneficiem de mudanças regulatórias futuras em produtos de biocombustíveis.

Segundo a assessoria de imprensa do Itamaraty, as discussões, que deverão ocorrer num prazo de 90 dias a partir de segunda (14), vão buscar resultados recíprocos e proporcionais que gerem comércio e abram mercados para o benefício de ambos os países.

Ainda de acordo com o Itamaraty, o Brasil e os EUA concordaram em proceder dessa maneira no espírito de parceria econômica criada sob a liderança dos presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump, reconhecendo a necessidade de continuar a tratar construtivamente os efeitos da crise gerada pela pandemia da covid-19 em seu comércio bilateral e na sua produção doméstica.