Brasil e China vão ampliar parceria na área ambiental
O Brasil e a China vão ampliar a parceria de cooperação técnica para troca de experiências na área ambiental. Na última sexta-feira (21 de outubro), o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Francisco Gaetani; e o vice-ministro do Meio Ambiente da China, Zhag Lijun, discutiram como fortalecer essa parceria para resultar em intercâmbio de experiências e realização de ações conjuntas na área ambiental, proteção da biodiversidade e poluição.
Gaetani ressaltou o bom diálogo entre Brasil e China nas conferências internacionais sobre meio ambiente, e que isso deve ser ampliado para o enfrentamento dos grandes problemas ambientais. De acordo com o secretário, um grupo técnico do MMA deverá visitar aquele país ainda este ano, para a troca de experiências sobre energia e clima.
Em 2005, os dois países assinaram memorando de entendimento de parcerias na área de proteção ambiental. Mas a parceria ficou em missões, sem cooperação técnica.
O vice-ministro chinês sugeriu a criação de um grupo de trabalho entre os dois países para definir uma agenda de visitas e garantir uma cooperação permanente. De acordo com ele, uma delegação chinesa deverá vir ao Brasil ainda este ano para fechar a agenda de visitas entre os países para 2012.
Cada país fará sua lista de assuntos que gostaria para intercâmbio. O governo chinês destacou proteção à biodiversidade, prevenção e controle de poluição e supervisão ambiental como temas centrais da cooperação. O secretário de Biodiversidade e Florestas, Bráulio Dias, e a diretora de Qualidade Ambiental, Sérgia Oliveira, apresentaram iniciativas do Ministério do Meio Ambiente.
Assuntos do Momento

Petrobras faz avaliação ambiental na Bacia de Campos para parque eólico offshore
O projeto em avaliação consiste em parque com capacidade de geração de 4 gigawatts (GW)
Produção de energia eólica offshore tem potencial de US$ 200 bilhões
“Seremos país exportador de energia e de combustíveis”, disse Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente

Brasil atinge 1 milhão de usinas solares em telhados de casas, empresas, indústrias e terrenos
O levantamento, realizado pelo Meu Financiamento Solar, com base em dados da ANEEL, revela que 77,7% das placas fotovoltaicas estão instaladas em residências, 12,3% em comércios e 7,7% no setor rural

Energia solar global dobra em três anos
A fonte solar acaba de ultrapassar a marca de 1 terawatt (TW) de potência instalada e pode dobrar em quatro anos

Energia renovável precisa crescer 52% no Brasil, diz relatório da CDP América Latina
Maior participação na matriz energética ajudaria a evitar 21 bilhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera até 2050

Veja o ranking do estados com maior potência de energia solar
Minas Gerais lidera; São Paulo e Rio Grande do Sul completam o top 3