Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Fonte renovável

Brasil atinge a marca de 200 mil instalações de energia solar fotovoltaica

O Brasil possui, hoje, 84,4 milhões de consumidores de energia. Desse total, apenas 0,3% utilizam o sistema de geração solar.

????????????????????????????????????
????????????????????????????????????

Energia gerada a partir da luz do sol. Simples, mas ao mesmo tempo tecnológico, esse sistema de captação pode ser convertido em movimento de água ou eletricidade. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), O Brasil alcançou a marca de 200 mil instalações de geração distribuída a energia solar fotovoltaica. 

Na avaliação do engenheiro Marcos Penna, especialista em construções sustentáveis e sócio da PRONTA Construtora, a energia solar gera uma economia que varia entre 50% e 95%. “Em uma média de cinco anos, o investimento acaba sendo pago automaticamente pelo dinheiro economizado com o corte de custos. Com certeza, vai muito a pena”, afirma. 

O Brasil possui, hoje, 84,4 milhões de consumidores de energia. Desse total, apenas 0,3% utilizam o sistema de geração solar. Penna explica como o funcionamento é eficaz. “Por meio de painéis solares,  é captada a luz do sol e, a partir daí, levada até o inversor solar, onde ocorre a conversão do tipo de corrente (de contínua para alternada). Assim é feita a distribuição para todo o imóvel”, aponta. Ele também ressalta que é uma forte locomotiva para o desenvolvimento sustentável. Além de trazer benefícios tanto para os consumidores, como para o meio ambiente.