Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Eólica

Brasil atinge 21 GW de capacidade instalada de energia eólica

Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), são mais de 9 mil aerogeradores em operação em 777 parques eólicos distribuídos por 12 Estados

Brasil atinge 21 GW de capacidade instalada de energia eólica

O Brasil atingiu a marca de 21 gigawatts (GW) de potência instalada da fonte eólica. São mais de 9 mil aerogeradores em operação em 777 parques eólicos distribuídos em 12 Estados do Brasil.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), há mais de 532 MW que já estão em operação de testes e devem entrar em operação comercial nas próximas semanas.

A energia eólica é a segunda fonte mais utilizada no Brasil para a geração de energia elétrica, com 11,5% de presença na matriz elétrica brasileira, atrás apenas das hidrelétricas. A previsão da associação que representa o setor é o Brasil chegar a mais de 33 GW de capacidade eólica instalada em 2026.

Os dados sobre geração de energia mais recentes são de 2020 e mostram que as eólicas geraram, naquele ano, 57 TWh de energia, o que, na média mensal, seria suficiente para abastecer 28,8 milhões de residências por mês, o que significa uma população de cerca de 86,4 milhões de pessoas.