Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresas

Bracelpa, Abraf e Abipa se unem para associação florestal

Bracelpa irá fazer uma fusão com a Abipa e com a Abraf em uma nova associação que deverá contar com cerca de 60 associados.

Bracelpa, Abraf e Abipa se unem para associação florestal

As associações dos setores de papel e celulose, de florestas plantadas e de painéis vão se unir para criar uma nova associação do setor de base florestal a partir do próximo ano, informou na última terça-feira (8) a Bracelpa, que reúne empresas de papel e celulose.

A Bracelpa irá fazer uma fusão com a Abipa, do setor de painéis, e com a Abraf, de florestas plantadas, em uma nova associação que deverá contar com cerca de 60 associados, sendo comandada por Elizabeth de Carvalhaes, atual presidente da Bracelpa.

O Conselho Consultivo será presidido por Daniel Feffer, acionista da Suzano Papel e Celulose, enquanto o Conselho Deliberativo terá como presidente Carlos Aguiar, que já ocupou o cargo de presidente da Fibria e atualmente faz parte do Conselho de Administração da empresa.

Bracelpa confirma mega-associação na área florestal – O presidente do Conselho Deliberativo da Bracelpa, José Luciano Penido, confirma organização que englobará diferentes entidades da indústria de produtos de base florestal plantada.

Num primeiro momento, afirmou, a entidade será composta pela Bracelpa e as Associações Brasileiras de Produtores de Florestas Plantadas (Abraf) e da Indústria de Painéis de Madeira (Abipa). De acordo com Penido, que também preside o Conselho de Administração da Fibria, a nova associação começará a atuar em janeiro. A presidente da Bracelpa, Elizabeth de Carvalhaes, será a presidente executiva da nova associação. O empresário Daniel Feffer, da família controladora da Suzano Papel e Celulose, será o presidente do Conselho Consultivo. O ex-presidente da Fibria Carlos Augusto Lira Aguiar será o presidente do Conselho Deliberativo.

“Essa nova associação continuará tendo a base operacional em São Paulo, mas com presença bem mais perceptiva em Brasília”, revelou o presidente do Conselho Deliberativo da Bracelpa. O Broadcast já havia antecipado que um dos temas presentes na agenda da entidade é o parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) que restringe a compra de terras por investidores estrangeiros. A assembleia de fundação da nova entidade será realizada ainda este mês. A entidade será composta por dez vice-presidências, cada uma representando um subsetor da indústria de florestas plantadas. Entre elas, estariam a indústria de painéis de madeira e a de celulose