Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

BP e Fapesp vão destinar US$ 50 mi para biocombustíveis

Acordo prevê a alocação dos recursos em projetos que tratem do uso da biomassa como fonte para bioenergia.

BP e Fapesp vão destinar US$ 50 mi para biocombustíveis

O desenvolvimento científico e tecnológico na área de biocombustível vai receber nos próximos dez anos US$ 50 milhões. Acordo assinado entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a BP Biocombustíveis prevê a alocação dos recursos em projetos que tratem do uso da biomassa como fonte para bioenergia, de processos de fabricação de biocombustíveis e de aplicação do etanol em motores automotivos.

O diretor-científico da Fapesp, Brito Cruz, diz que o acordo é o maior já firmado pela fundação para cofinanciamento de pesquisas. “O desenvolvimento de novas tecnologias é essencial para aumentar a produtividade e tornar a produção mais sustentável, permitindo que o Estado de São Paulo continue a ser o segundo maior produtor de biocombustíveis do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos”, afirma.

Brito Cruz ressalta ainda que a parceria permite fortalecer a conexão entre as universidades e a indústria.

Para o presidente da BP Biocombustíveis, Mario Lindenhayn, o fato de a empresa firmar uma “parceria de longo prazo para desenvolver tecnologia no Estado de São Paulo demonstra o compromisso de manter uma atividade relevante no Pais”. Segundo Lindenhayn, a BP já investiu, em todo o mundo, mais de US$ 1 bilhão em tecnologia relacionada a biocombustíveis. “Em 30 anos, o Brasil conseguiu aumentar em três vezes a produção de álcool por hectare. O que queremos conseguir agora, com o apoio da tecnologia, é dobrar a produção atual sem aumentar a área plantada”, afirma.