BP confirma crescimento em biocombustíveis no Brasil

BP confirma crescimento em biocombustíveis no Brasil

A BP concluiu a aquisição do controle acionário da empresa brasileira de biocombustíveis Tropical BioEnergia S.A. Em paralelo, finalizou a aquisição de ações em posse de acionistas minoritários da Companhia Nacional de Açúcar e Álcool (CNAA). A BP será proprietária de 100% das ações de ambas as empresas.

“A conclusão da aquisição da Tropical reforça ainda mais a presença da BP no Brasil por meio de uma estratégia bem definida que prioriza ativos de qualidade, bem localizados e com boas práticas de gestão”, afirma Mario Lindenhayn, presidente da BP Biocombustíveis.

A partir de agora, a BP é responsável pela operação da usina de etanol localizada em Edéia (GO), por meio da Tropical BioEnergia. Este negócio eleva o número de unidades em produção no portfólio brasileiro de etanol da BP para três, todas localizadas nos estados de Goiás e Minas Gerais, na região Centro-Sul do País.

Informações sobre a aquisição

• A BP passa a ser a proprietária e operadora da usina da Tropical BioEnergia em Edéia, Goiás. A BP também opera usinas em Itumbiara, Goiás, e Ituiutaba, Minas Gerais;

• A capacidade de moagem de cada uma das usinas em operação, após expansão, está estimada em cinco milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano.

Sobre a BP – A BP é uma das maiores companhias de energia do mundo, oferecendo a seus clientescombustível para transporte, energia elétrica e para aquecimento, serviços de vendas e produtos petroquímicos para itens de uso no dia-a-dia.

Desde 2006, a BP anunciou investimentos de mais de US$ 2 bilhões em pesquisas, desenvolvimento e operações com biocombustíveis, além de investimentos em unidades produtoras na Europa, Brasil e Estados Unidos. A companhia possui um centro global de tecnologia para biocombustíveis, localizado em San Diego (EUA), e está investindo US$ 500 milhões em 10 anos no Energy Biosciences Institute (EBI), onde biotecnólogos estudam aplicações de biotecnologia em energia.

Criada em novembro de 2005, a BP Alternative Energy, divisão de Energias Alternativas da BP, concentra todo o interesse da BP em energia de baixa emissão de carbono. A BP Alternative Energy investirá US$ 8 bilhões nos crescentes mercados de biocombustíveis, energia eólica e energia solar, enquanto desenvolve opções de longo prazo para a captura e estocagem de carbono e tecnologias limpas. Destes, US$ 6 bilhões já foram investidos.