Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Internacional

Bolívia inaugura usina de energia solar com financiamento francês

País gera eletricidade principalmente de usinas hidrelétricas

Bolívia inaugura usina de energia solar com financiamento francês

A Bolívia inaugurou nesta quarta-feira (10) a segunda parte de sua maior usina de energia solar fotovoltaica, financiada principalmente pela França como parte dos compromissos da cúpula do clima de 2015.

“Foi inaugurada nesta quarta-feira (…) a segunda etapa da usina fotovoltaica [na região andina de] Oruro. Essa usina é a maior da Bolívia (300 hectares) com 100 MW de potência instalada após as duas fases do projeto”, informou a embaixada francesa em um comunicado.

“Estamos felizes em inaugurar esta obra que exigiu bons recursos do governo nacional”, disse o presidente da Bolívia, Luis Arce.

A primeira etapa foi concluída em setembro de 2019.

O projeto exigiu um investimento de 86 milhões de euros, cerca de 104 milhões de dólares, 70% aportado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Outros 10% foram financiados pelo Instrumento para Investimentos na América Latina (LAIF) da Europa e os 20% restantes pelo Banco Central da Bolívia.

Na Bolívia, existem cinco outras usinas fotovoltaicas, com capacidades menores.

Arce disse que a usina visa “a produção de energia limpa para substituir a mudança na matriz energética”.

A Bolívia gera eletricidade principalmente de usinas hidrelétricas.

O embaixador francês na Bolívia, Denis Gaillard, mencionou que “desde a Cúpula do Clima de Paris em 2015, a França se comprometeu a ajudar os países que desejam desenvolver suas energias limpas e renováveis, incluindo a Bolívia”.

A Bolívia assinou acordo com a França em fevereiro de 2016 para a construção da usina.