Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Investimentos

BNDES levanta US $ 100 milhões para financiar energia eólica no Brasil

Estima-se que mais de 737 mil residências brasileiras terão o fornecimento de energia eólica limpa e renovável gerada pelos empreendimentos.

BNDES levanta US $ 100 milhões para financiar energia eólica no Brasil

O BNDES informou que levantou, na última sexta-feira (18), US $ 100 milhões com o Japan Bank for International Cooperation (JBIC). Os recursos arrecadados vão alavancar o apoio às turbinas eólicas de 12 parques eólicos da Bahia e de Pernambuco. Juntas, elas têm capacidade instalada total de 331,85 MW e investimentos que ultrapassam R $ 2 bilhões.

Estima-se que mais de 737 mil residências brasileiras terão o fornecimento de energia eólica limpa e renovável gerada pelos empreendimentos.

“Com essa operação, o BNDES dá continuidade à estratégia de diversificar as fontes de financiamento e atrair recursos que promovam projetos sustentáveis ??no Brasil”, afirma a diretora de Finanças, Bianca Nasser.
O produto da operação foi desembolsado em uma única parcela e tem origem em contrato de empréstimo externo. O prazo é de 12 anos e é co-financiado pelo Mizuho Bank Ltd e The Bank of Saga Ltd. Esta é a quinta operação realizada com o JBIC no âmbito da Linha Verde (Ação Global para Reconciliar o Crescimento Econômico e a Preservação Ambiental).

A Linha Verde visa apoiar projetos que favoreçam a preservação do meio ambiente global. O principal objetivo é reduzir as emissões de gases de efeito estufa e gerar energia a partir de fontes renováveis.

Colaborações anteriores com o JBIC para esta linha foram assinadas em 2011, 2014 e em março e dezembro de 2015. Projetos de cogeração de energia de biomassa e parques eólicos foram apoiados. Com o novo financiamento, os recursos totais da Linha Verde chegam a 950 milhões de dólares.
O JBIC é uma instituição financeira totalmente controlada pelo governo japonês e seu papel é apoiar o desenvolvimento estável e sustentável de países estrangeiros. Além disso, é essencial implementar a política de cooperação econômica do governo japonês. Desta forma, promove o fortalecimento das relações econômicas entre o Japão e a comunidade internacional.