Guia Gessulli
AveSui Biocombustível Bioenergia Biomassa América Latina Comentário B&B Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Geral Insumos Meio Ambiente Pesquisa e Desenvolvimento Sustentabilidade Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Financiamento

BNDES financia maior complexo de energia solar na América Latina

Serão construídas 14 usinas em Minas Gerais

Redação com informações de Governo do Brasil
24-Mai-2021 08:28 - Atualizado em 24/05/2021 10:23

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiará a implantação de 14 usinas fotovoltaicas, que geram energia elétrica a partir do sol, no município de Janaúba, no norte de Minas Gerais. O empreendimento tem capacidade de gerar 700 Megawatts (MW) de energia limpa e renovável para o sistema elétrico brasileiro, o equivalente ao abastecimento de 933 mil residências. O projeto é o maior complexo solar em construção na América Latina. Além disso, as obras para a instalação das usinas gerarão 1.265 postos de trabalho.

O financiamento do BNDES às 14 Sociedades de Propósito Específico (SPE) constituídas para esse projeto será de R$ 1,47 bilhão. Esse montante equivale a 72% do investimento total, de R$ 2,04 bilhões, e ocorrerá de forma direta, no âmbito do BNDES Finem.

As SPEs foram batizadas como Janaúba I Geração Solar Energia S.A., Janaúba II Geração Solar Energia S.A e assim em diante até a Janaúba XIV Geração Solar S.A. Elas pertencem à Elera Renováveis, braço de energia da gestora de ativos canadense Brookfield.

Os investimentos nessas 14 usinas envolvem sobretudo a aquisição de módulos fotovoltaicos (painéis que captam a irradiação solar e a transformam em energia elétrica), de trackers (sistema que orienta a angulação das placas solares para captação do sol) e de inversores (equipamento que armazena e distribui a energia captada pelos painéis). Mas também haverá obras civis para construção da subestação e a instalação das linhas de conexão para integração ao sistema interligado nacional.

"O apoio ao Complexo Fotovoltaico Janaúba demonstra o compromisso do BNDES com projetos que ampliem a participação das fontes renováveis na matriz energética brasileira. Além de gerar emprego e renda no entorno, o projeto concilia a preservação do meio-ambiente com o desenvolvimento do país", explicou Petrônio Cançado, diretor de Crédito e Garantia do BNDES.

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade