AveSui2021
AveSui Biocombustível Bioenergia Biomassa América Latina Comentário B&B Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Geral Insumos Meio Ambiente Pesquisa e Desenvolvimento Sustentabilidade Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Evento

Biometano nas cadeias de suínos e aves será o tema de webinar no dia 25

A moderação do evento será com o pesquisador Maurício Lopes, ex-presidente da Embrapa e atual gestor do Portfólio TecBiomassa

Redação
23-Nov-2020 09:12

Com a proposta de discutir as oportunidades para a redução da pegada de carbono com substituição de combustíveis fósseis, a Embrapa, CIBiogás e Universidade de Caxias do Sul - UCS, com a organização da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera), promovem nesta quarta-feira (25) o webinar "Biometano nas cadeias produtivas de suínos e aves".

A moderação do evento será com o pesquisador Maurício Lopes, ex-presidente da Embrapa e atual gestor do Portfólio TecBiomassa. Os debatedores são o pesquisador e chefe de P&D da Embrapa Suínos e Aves Airton Kunz, o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal - ABPA Ricardo Santin, a diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa Mariane Crespolini e o apoiador técnico do Conselho Temático de Energia da FIEP Cícero Bley Júnior.

Ricardo Santin abordará sobre a importância das cadeias produtivas de suínos e aves no Brasil e as oportunidades para fontes renováveis de energia e biocombustíveis. Já Mariana Crespolini falará sobre a visão do mercado internacional em relação a pegada de carbono do complexo carne e as oportunidades de abertura de mercado à proteína animal brasileira. Airton Kunz trará a discussão da pegada de carbono das cadeias de suínos e aves do Brasil e o papel do biogás nesse processo. As expectativas do mercado de combustíveis para o biogás/biometano no agronegócio será o tema abordado por Cícero Bley.

AveSui2021_dentro

De acordo com os debatedores, o objetivo do webinar é o de chamar a atenção para a inovação e a sustentabilidade do processo. "O biogás tem potencial para ser um combustível complementar sustentável, uma fonte renovável de energia que pode ser gerada em todo o Brasil. E, a cadeia de produção de carne consome muito combustível fóssil importado, como o diesel, ficando muito suscetível a variações de câmbio (dólar)", comenta o pesquisador Airton, um dos organizadores do webinar. Além desse aspecto e da poluição gerada pelas emissões de carbono e outros poluentes do ar, produzir biometano para consumo na própria cadeia pode significar redução de custos e geração de empregos e oportunidades na própria cadeia. Durante o webinar, os participantes discutirão arranjos e meios para que, com o know how de sistema de integração e de agregação de valor, a cadeia encontre meios de agregar valor por meio do biogás e do fertilizante.

As inscrições para o webinar são gratuitas e podem ser feitas no link https://materiais.cibiogas.org/webinar-especial-biometano-nas-cadeias-produtivas-de-suinos-e-aves.

Fórum

O webinar faz parte da programação prévia do 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que acontecerá em Caxias do Sul-RS, de 29 de março e 1º de abril de 2021, no UCS Teatro e no Centro de Convivência da UCS. A programação inclui seminários técnico-científicos, reuniões com produtores, setor industrial, prefeituras, pesquisadores e instituições de ciência e tecnologia e palestras, além do espaço de negócios para empresas divulgarem seus produtos e serviços. Nos painéis serão debatidos o panorama do biogás e do biometano; arranjos cooperativos e parcerias público-privadas em projetos de biogás; biogás para energia elétrica; desafios e oportunidades para o biometano; biogás na indústria e na agropecuária e biogás de resíduos sólidos urbanos e esgoto. O último dia do evento está reservado para visitas técnicas para mostrar experiências e aplicações práticas de produção de biogás. A programação completa, os roteiros e outras informações estão disponíveis no site do evento, no endereço www.biogasebiometano.com.br.

AveSui2021_dentro

O 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, e toda a série de webinars, é uma realização CIBiogás, Embrapa Suínos e Aves e UCS, com organização da Sbera.

Assuntos do Momento

Biodiesel de papelão: nova aposta tecnológica promete mais produção e menos poluição
11 de Janeiro de 2021
Inovação

Biodiesel de papelão: nova aposta tecnológica promete mais produção e menos poluição

Segundo os criadores, com a nova abordagem, é possível dobrar a produção e reduzir impactos ambientais

Cerveja Heineken® anuncia novo ingrediente: energia verde.
11 de Janeiro de 2021
Empresas

Cerveja Heineken® anuncia novo ingrediente: energia verde.

Em 2023, o Grupo HEINEKEN no Brasil tem o compromisso de operar em todas as cervejarias do país com energia 100% renovável.

AveSui2021_dentro
Gabinete aprova pacto entre Índia e Brasil para cooperação em bioenergia
11 de Janeiro de 2021
Cooperação

Gabinete aprova pacto entre Índia e Brasil para cooperação em bioenergia

Atualmente, Brasil é o segundo maior produtor e consumidor mundial de biocombustíveis e biocombustíveis

Nordex fecha venda de turbinas para parque eólico da Statkraft no Brasil
14 de Janeiro de 2021
Energia eólica

Nordex fecha venda de turbinas para parque eólico da Statkraft no Brasil

A Nordex disse que o negócio fechado junto à Statkraft envolverá turbinas eólicas de seu modelo N163/5.X que somarão capacidade total de 518,7 megawatts.

Avança a cooperação técnica entre a Castrolanda e as Nações Unidas
14 de Janeiro de 2021
Energia limpa

Avança a cooperação técnica entre a Castrolanda e as Nações Unidas

Cooperativa, através do Setor de Energia, tem buscado alternativas sustentáveis com relação ao desenvolvimento do biogás em suas regiões de atuação.

Siemens Gamesa e Siemens Energy inauguram uma nova era de produção offshore de hidrogênio verde
14 de Janeiro de 2021
Hidrogênio Verde

Siemens Gamesa e Siemens Energy inauguram uma nova era de produção offshore de hidrogênio verde

Iniciativa representa um passo importante para desenvolver um sistema em escala industrial capaz de produzir hidrogênio verde a partir de ventos offshore

Mais assuntos do momento