AveSui Biocombustível Bioenergia Biomassa América Latina Comentário B&B Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Geral Insumos Meio Ambiente Pesquisa e Desenvolvimento Sustentabilidade Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Mercado Interno

Biomassa: 25 projetos selecionados para apoio financeiro

Ambiente Energia
09-Jan-2012 10:03 - Atualizado em 20/04/2016 14:42

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) vão apoiar o investimento de empresas em novas tecnologias de aproveitamento da biomassa de cana-de-açúcar.As duas instituições divulgaram a lista dos 25 consórcios de empresas que tiveram projetos aprovados no Plano Conjunto de Apoio à Inovação Tecnológica Industrial dos Setores Sucroenergético e Sucroquímico (Paiss) e que contarão com até R$ 2 bilhões em recursos para pesquisa e desenvolvimento (P&D) nos próximos anos.

O Paiss, lançado em março, tem o objetivo de fomentar projetos de desenvolvimento, produção e comercialização de novas tecnologias industriais destinadas ao processamento da biomassa de cana. Os planos de negócios selecionados são referentes ao desenvolvimento de etanol celulósico, de novos produtos - como intermediários químicos, plásticos biodegradáveis e novos biocombustíveis - e gaseificação. O programa deverá contribuir para alavancar investimentos em P&D e manter a liderança tecnológica do Brasil na produção do biocombustível.Os planos de suporte conjunto (PSCs) para cada um dos planos de negócios selecionados serão elaborados pelo BNDES e pela Finep até março de 2012, apontando os instrumentos financeiros mais adequados para financiar os projetos. O montante de recursos do programa é quatro vezes superior ao que as duas instituições dispõem atualmente para o setor sucroenergético (R$ 413,5 milhões).

O Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) terá participação estratégica nas atividades do Paiss. Várias propostas aprovadas contarão com seu apoio científico e tecnológico.

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade