Biogás: projeto no Sul entra na 2ª fase
A Eletrobras e a Eletrosul preparam o contrato para a realização da segunda fase do projeto Alto Uruguai, que prevê a geração de energia a partir do biogás. A previsão é que sejam instalados dez biodigestores em quatro municípios, que ainda serão escolhidos, na região do Alto Uruguai, que compreende o oeste de Santa Catarina, na fronteira com o Rio Grande do Sul.
De acordo com a Eletrobras, a suinocultura é uma das principais atividades da região e produz grande quantidade de dejetos. Os 35 biodigestores implantados em 29 cidades do sul do país na primeira fase já tratam parte desses dejetos, transformando-os em biofertilizantes e queimando o metano.
Os municípios beneficiados na segunda etapa serão escolhidos segundo o critério de grande concentração de granjas que sejam próximas, o que facilita o transporte do insumo para a minicentral geradora que será instalada. Cada central terá capacidade de até 250 kilowatts, somando 1 MW de capacidade instalada prevista.
"O número de biodigestores poderá ser ainda maior, dependendo dos estudos envolvidos. Nós estimamos que o potencial energético do biogás de toda a região é de até 100 MW", explica Ronaldo dos Santos Custódio, diretor de Engenharia e de Operação da Eletrobras Eletrosul.
Na última segunda-feira, 28 de maio, a Eletrobras e a Eletrosul receberam o Prêmio Brasil de Ação Ambiental na categoria "Eficiência Energética" pela primeira fase do projeto Alto Uruguai. O prêmio foi uma iniciativa da Casa Brasil, em parceria com o Sistema Firjan e o Ministério do Meio Ambiente.
O projeto contou com ações de educação ambiental, incentivos ao uso eficiente da energia, com a assessoria aos municípios para a elaboração de Planos de Gestão Energética (Plamges) e com o atendimento à população rural, pelo programa Luz para Todos. Essas ações também serão estendidas para mais 55 municípios na segunda etapa do projeto.
Assuntos do Momento

Petrobras faz avaliação ambiental na Bacia de Campos para parque eólico offshore
O projeto em avaliação consiste em parque com capacidade de geração de 4 gigawatts (GW)
Produção de energia eólica offshore tem potencial de US$ 200 bilhões
“Seremos país exportador de energia e de combustíveis”, disse Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente

Brasil atinge 1 milhão de usinas solares em telhados de casas, empresas, indústrias e terrenos
O levantamento, realizado pelo Meu Financiamento Solar, com base em dados da ANEEL, revela que 77,7% das placas fotovoltaicas estão instaladas em residências, 12,3% em comércios e 7,7% no setor rural

Energia solar global dobra em três anos
A fonte solar acaba de ultrapassar a marca de 1 terawatt (TW) de potência instalada e pode dobrar em quatro anos

Energia renovável precisa crescer 52% no Brasil, diz relatório da CDP América Latina
Maior participação na matriz energética ajudaria a evitar 21 bilhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera até 2050

Veja o ranking do estados com maior potência de energia solar
Minas Gerais lidera; São Paulo e Rio Grande do Sul completam o top 3