Biogás pode substituir 70% do consumo de diesel e eletricidade brasileira
Versão refinada do biogás, o biometano emite 85% menos gases de efeito estufa (GEE) do que o diesel, por exemplo.
Considerado o país com o maior potencial de produção de biogás no mundo, o Brasil hoje tem matéria-prima para suprir 70% do consumo nacional de diesel ou 36% do consumo de eletricidade. Esses novos potenciais foram divulgados durante o V Fórum do Biogás, considerado o maior evento do setor na América Latina, promovido pela Associação Brasileira de Biogás e de Biometano (ABiogás), em São Paulo.
Os novos valores estão descritos na 2ª edição do Programa Nacional do Biogás e do Biometano (PNBB), que foi atualizado após três anos, e apresentado na abertura do evento.
Pegada de carbono
Versão refinada do biogás, o biometano emite 85% menos gases de efeito estufa (GEE) do que o diesel, por exemplo. Isso faz com que esse biocombustível tenha uma das menores pegadas de carbono, entre os combustíveis disponíveis, e seja um produto importante na nova matriz energética sustentável.
Segundo Alessandro Gardemann, presidente da ABiogás, novas fontes de matéria-prima foram consideradas. “Além de preencher o gap de três anos de atualização, incluímos outras fontes que antes não foram consideradas além do diesel, como palha de milho e de soja”, destaca.
Atualmente, o setor sucroenergético é a grande promessa para o biogás, com potencial para gerar 41 bilhões de m³/ano. Em seguida, vem a agroindústria com 38 bilhões e saneamento com 4 bilhões. No total, o Brasil poderia produzir 82 bilhões de m³/ano.
Gás natural, diesel e eletricidade
O setor sucroalcooleiro pode contribuir ainda mais para melhorar a eficiência ambiental da produção agrícola no Brasil, além de colaborar com a redução das emissões de carbono, reduzindo o uso do diesel, produzindo energia limpa e renovável.
“O setor é o que apresenta o maior potencial de aproveitamento de biogás. Em dez municípios do Estado de São Paulo, com maior concentração de resíduos, o potencial de biogás é de mais de 3 bilhões de Nm³ na safra. Se fossem transformados em biometano, isso corresponderia a 65% do consumo de gás natural do Estado ou 32 mil Gwh (Gigawatt-hora), se fossem aproveitados na geração de eletricidade com biogás”, destaca Suani Coelho, professora do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP).
Assuntos do Momento

CIBiogás apresenta Nova Técnica - Panorama do Biogás no Brasil na AveSui 2021
Apresentada a situação do Biogás no pais, com dados e informações relevantes sobre o tema. Palestrante Felipe Marques na feira AveSui Online

GEF Biogás Brasil: Oportunidades para o mercado brasileiro
Bruno Casagranda Neves apresentou na AveSui Online 2021 as principais oportunidades para o mercado de Biogás com projeto GEF Biogás Brasil

Geração de Energia com Biogás no Webinar sobre Biogás na AveSui Online
João Carlos Zank apresenta na AveSui os principais diferenciais e benefícios da geração de energia de qualidade

AveSui traz Webinar dedicado ao Biogás e cases de sucesso no aproveitamento do energético
Dentro do Webinar serão discutidos o panorama atual do biogás, novos mercados, RenovaBio, além da geração de energia e apresentação de cases de sucesso

Geração de biogás através de dejeto de suínos, tema apresentado no Webinar sobre Biogás
Na AveSui, Juliano de Oliveira da Lar Cooperativa mostrou case de sucesso da empresa

Novo Mercado de Gás e o RenovaBio
"Mudar o mundo por meio do Biogás", comenta palestrante Tamar Roitman em sua apresentação na AveSui 2021