Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Crescimento

Biogás pode crescer 30% este ano e tem potencial de dobrar produção

Segundo o presidente da ABiogás, Alessandro Gardemann, a fonte tem potencial para crescer tanto como a energia eólica e solar no país

Biogás pode crescer 30% este ano e tem potencial de dobrar produção

Pouco aproveitado no Brasil, o biogás vai fechar este ano com crescimento de 30% em relação ao ano passado, impulsionado pela entrada de novos empreendimentos, principalmente da indústria de cana-de-açúcar, informou a Associação Brasileira do Biogás (ABiogás).

Segundo o presidente da entidade, Alessandro Gardemann, a fonte tem potencial para crescer tanto como a energia eólica e solar no país.

“O biogás tem este potencial gigantesco, não explorado e que está sendo desperdiçado. Trata-se de um combustível avançado, carbono neutro, e que pode ajudar a descarbonizar as emissões de metano da agropecuária, em geral, e de tudo aquilo que é difícil de descarbonizar com uma simples eletrificação”, disse Gardemannem nota, dando como exemplo o uso pela indústria de aço, de cimento e química.

Até 2030, a entidade prevê uma produção de 30 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia) de biometano, e 3 gigawatts (GW) de capacidade instalada em geração elétrica a partir do biogás.

Para o presidente da ABiogás, a expansão do gás natural renovável será fundamental no enfrentamento da crise climática.

“O Brasil tem o maior potencial do mundo para a produção de biogás. Se todos os resíduos produzidos hoje pela agropecuária e pelo saneamento tivessem aproveitamento energético, poderíamos suprir 35% da demanda de energia elétrica e 70% do consumo de diesel no país”, afirmou.

Segundo o estudo da ABiogás, o potencial total do país – que ultrapassa a projeção para 2030 -, é de 120 milhões de m?/dia, o que significa poder dobrar a produção de gás natural brasileira, e por isso é chamado de “pré-sal caipira”.

O setor sucroenergético representa quase 50% do potencial, seguido da cadeia de proteína animal, com 32%. Contudo, o setor de saneamento, que tem 6% do potencial, é o que deve se reverter em projetos de forma mais acelerada nos próximos anos, informou a entidade.

No dia 25 de novembro a Abiogás promove o VIII Fórum do Biogás, com o tema “Biogás do Futuro e o Futuro do Biogás”, que reunirá especialistas e agentes do setor.