Guia Gessulli
AveSui Biocombustível Bioenergia Biomassa América Latina Comentário B&B Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Geral Insumos Meio Ambiente Pesquisa e Desenvolvimento Sustentabilidade Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Economia

Biogás é a solução para crises de abastecimento elétrico?

Energia a biogás no Amapá poderia melhorar o cotidiano de uma população que sofreu com uma crise de energia recentemente

CiBiogás
30-Nov-2020 10:08

O biogás é capaz de minimizar crises de energia elétrica como a do Amapá? Esse questionamento é extremamente importante e neste momento você deve estar de perguntando: como o biogás pode ajudar na segurança energética do país? 

A energia a biogás transforma realidade de muitos lugares. E a energia a biogás no Amapá, pode melhorar o cotidiano de uma população que sofreu com uma crise de energia recentemente. O que motivou o a situação foi um incêndio no único gerador da empresa responsável na distribuição do serviço no estado. 

O acontecimento atinge mais de 700 mil pessoas e ainda não teve os motivos justificados. Enquanto isso, os habitantes do estado enfrentam o racionamento de recursos e falta de abastecimento. Além da falta de bombeamento de água potável e do transporte público, uma vez que não há combustível suficiente para abastecer os barcos que fornecem recursos para as comunidades ribeirinhas e os geradores de eletricidade. 

O caos em que o estado se transformou em poucos dias, apenas reforçou a importância da valorização de gerações alternativas de energia. A energia a biogás tem grandes oportunidades no Amapá e essas chances começam a ser exploradas.

Amapá: Um grande potencial para a geração de energia

Devido a falta de energia, a grande produção de peixe e açaí, protagonistas do comércio local, foram perdidas pela falta de energia nos freezers. Neste caso, é possível avaliar pela perspectiva econômica. O potencial de energia a biogás no Amapá, pode ser equiparado a toda a população da terceira maior cidade do estado. São 31.136 MWh que poderiam suprir essa produção. Em outros dados, o estado pode gerar 15 milhões de metros cúbicos de biogás por ano. Os números traduzem o geração de resíduos sólidos urbanos e resíduos da piscicultura, atividade em destaque na região que contribui no potencial para abastecer cerca de 11.800 residências. 

AveSui2021_dentro

Esses dados constam no documento Instituto Escolhas que revelou no início do ano, a tendência da região para a produção de biogás e seus derivados. A economia ganharia força pelo trabalho regional e pelos benefícios resultantes do biogás. Além disso, o trabalho pode revelar o potencial de mais três estados, como o  Amazonas, Roraima e Rondônia. 

O estudo ainda não foi finalizado, mas a parceria com o CIBiogás no recolhimento desses dados promete revelar um novo futuro para geração de energia a biogás no Amapá e em outras regiões do Brasil.  A previsão é que o estudo seja lançado em dezembro de 2020. 

O potencial proveniente da mandioca

O Amazonas, por exemplo, mostrou-se protagonista na produção dos resíduos da macaxeira (mandioca). A aptidão da região deve ser explorada. Segundo ‘O Potencial Brasileiro de Biogás’ documento lançado pela Associação Brasileira de Biogás, aponta o Brasil como o quarto maior produtor de raiz de mandioca do mundo com um mercado que possui um dos parques industriais mais modernos do mundo. O país fica apenas atrás da Nigéria, Tailândia e Indonésia. 

Quanto à economia, a produção de mandioca “gera mais de 3,4 mil empregos e tem um valor bruto de produção de R$ 1,3 bilhão. Sendo em torno de 12% de sua produção da raiz é encaminhado para fecularias.” O número significa um grande potencial para a geração de biogás, seja como o efluente resultado da prensagem da raiz para a mandioca, ou como resíduo da fecularia.

Portanto, podemos notar que a gestão de matérias-primas orgânicas, são uma grande fonte de produção de energia que evita essas quedas em regiões desfavorecidas. A geração de energia por meio dessa transformação contribui nos mais relevantes aspectos para solucionar a crise energética, econômica e residual de um espaço, oportunizando uma ascensão nas soluções sustentáveis do país. 

AveSui2021_dentro

Energia a biogás no Amapá: Uma oportunidade para a bioeconomia 

O documento da ABiogás complementa os dados sobre produção de energia elétrica em 2019. A soma revelou 4,7 bilhões de metros cúbicos de energia nos 12 meses decorrentes e o Brasil demonstra um futuro protagonismo na ascensão da energia sustentável. Confira o percentual de cada estado na imagem abaixo.

Na figura, podemos observar que o potencial do Amapá corresponde a 2% e diante dos caos energético do estado, é evidente necessidade da criação de programas que favoreçam a Amazônia através do biogás. Essa fonte renovável pode ser muito bem aproveitada pelas matérias geradas pela população da região. A ação beneficiará os mesmos por meio da bioeconomia e segurança energética. 

Sendo assim, temos como futuro uma realidade onde a tecnologia através dos biodigestores e processos do biogás, podem protagonizar a geração de energia de diversos estados brasileiros. A bioeconomia facilitará a aquisição de energia para os pequenos produtores e cooperativas, além de beneficiá-los e toda a população com a economia circular pelo processamento de resíduos nativos da região.

Solução a biogás

Dentre esses benefícios que o biogás proporciona, a energia a biogás no Amapá, recebe, na implantação da ideia futuramente, outras características vantajosas do biogás, sendo elas:

  • Fonte não intermitente;
  • Armazenamento com valor acessível; 
  • Boa despachabilidade; 
  • Potencial pluralizado, localizado em áreas urbanas e rurais;
  • Adequado a Geração Distribuída e aplicação em Microgrids; 
  • Alternativa sustentável; 
  • Impulsiona o desenvolvimento de pesquisa voltados ao fornecimento da cadeia.
AveSui2021_dentro

Neste caso em questão, a microgrid pode ser uma solução viável para prover energia a biogás no Amapá, visto que esta alternativa pode ser aplicada em ambientes rurais e urbanos, garantindo a segurança energética de uma região de forma conjunta, com qualidade no fornecimento e confiabilidade em todo o processo de instalação, evitando as quedas repentinas por meio de um gerador de energia com grids vinculados pelas cidades. 

Esses projetos podem atender consumidores em situações como essa pelas concessionárias, atuando assim, sem conexão com a rede, de forma isolada. 

Em nota oficial, o Ministério de Minas e Energia confirmou a volta de energia em 100% das cidades prejudicadas no estado pelo apagão que durou 22 dias. A volta do fornecimento aconteceu a partir do restabelecimento de carga na montagem de dois transformadores de energia na subestação do estado. 

Assuntos do Momento

Projeto prevê a instalação de 15 usinas solares em Minas Gerais
25 de Fevereiro de 2021
Investimento

Projeto prevê a instalação de 15 usinas solares em Minas Gerais

Startup capixaba CleanClic, plataforma de compensação de energia renovável, integra um projeto de R$ 110 milhões para a construção de 15 usinas fotovoltaicas compartilhadas e uma central hidrelétrica no Norte do Estado.

As baterias que podem tornar o petróleo coisa do passado
01 de Março de 2021
Inovação

As baterias que podem tornar o petróleo coisa do passado

Hoje, enquanto a Califórnia se movimenta continuamente para "descarbonizar" sua economia, essas chaminés estão inativas, e a usina está praticamente desativada

AveSui2021_dentro
ENGIE ultrapassa 1 GW em eólica com início da operação comercial do Conjunto Eólico Campo Largo 2
24 de Fevereiro de 2021
Eólica

ENGIE ultrapassa 1 GW em eólica com início da operação comercial do Conjunto Eólico Campo Largo 2

A unidade é formada por 86 aerogeradores e possui capacidade instalada de 361,2 MW

Disponible en español Disponible en español
A Finlândia substituirá o Reino Unido como o maior produtor de biomassa elétrica da UE
01 de Março de 2021
Internacional

A Finlândia substituirá o Reino Unido como o maior produtor de biomassa elétrica da UE

Os totais de produção e consumo já se desagregam em E28, contando o Reino Unido, e em E27, excluindo este país

Em formato híbrido, AveSui adota estratégia de comunicação integrada potencializando os espaços de negócios para os expositores
26 de Fevereiro de 2021
Feira de Negócios

Em formato híbrido, AveSui adota estratégia de comunicação integrada potencializando os espaços de negócios para os expositores

Com uma plataforma digital inovadora e exclusiva, os expositores e visitantes terão uma experiência única em uma feira virtual. No caso das empresas, elas terão todo o suporte das mídias da Gessulli Agribusiness, responsáveis por conecta-las com o seu público-alvo em todo o mundo

Embrapa realiza webinar sobre o uso de animais mortos  para produção de biogás
25 de Fevereiro de 2021
Biocombustível

Embrapa realiza webinar sobre o uso de animais mortos para produção de biogás

A realização do webinar é da Embrapa Suínos e Aves, com apoio do 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

Mais assuntos do momento