Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Expansão

Bioenergia moderna terá o maior crescimento em recursos renováveis até 2023

As renováveis continuarão sua expansão nos próximos cinco anos, cobrindo 40% do crescimento do consumo global de energia, de acordo com o relatório da IEA

Bioenergia moderna terá o maior crescimento em recursos renováveis até 2023

A bioenergia moderna terá o maior crescimento em recursos renováveis ??entre 2018 e 2023, ressaltando seu papel fundamental na construção de um portfólio renovável robusto e assegurando um sistema de energia mais seguro e sustentável, de acordo com a mais recente previsão de mercado da Agência Internacional de Energia(IEA).

As renováveis ??continuarão sua expansão nos próximos cinco anos, cobrindo 40% do crescimento do consumo global de energia, de acordo com o relatório de previsão e análise de mercado da Renewables 2018 da IEA . Seu uso continua a aumentar mais rapidamente no setor elétrico, e será responsável por quase um terço da geração mundial total de eletricidade em 2023. Por causa de políticas mais fracas e barreiras adicionais à implantação, o uso de renováveis ??se expande muito mais lentamente nos setores de transporte e aquecimento .

Embora o crescimento da energia solar fotovoltaica e eólica deva continuar no setor elétrico, a bioenergia continua a ser a maior fonte de energia renovável por causa de seu uso generalizado no calor e nos transportes, setores nos quais outras energias renováveis ??desempenham um papel muito menor.

“A bioenergia moderna é o gigante negligenciado do campo de energia renovável”, disse o Dr. Fatih Birol, diretor executivo da IEA. “A sua quota no consumo mundial total de energias renováveis ??é de cerca de 50% hoje, por outras palavras, tanto quanto a energia hídrica, eólica, solar e todas as outras energias renováveis ??combinadas. Esperamos que a bioenergia moderna continue a liderar o campo e tenha grandes perspectivas de crescimento adicional. Mas as políticas certas e as rigorosas regulamentações de sustentabilidade serão essenciais para atender todo o seu potencial ”.

O foco na bioenergia faz parte da análise dos “pontos cegos” do sistema energético pela IEA – questões críticas para a evolução do setor energético, mas que recebem menos atenção do que merecem – como o impacto dos condicionadores de ar na demanda por eletricidade ou o crescente impacto dos petroquímicos na demanda global por petróleo. Assumindo que vigorosas medidas de sustentabilidade estejam em vigor, o relatório identifica um potencial adicional inexplorado de bioenergia para “verde” e diversificar o uso de energia nos setores industrial e de transporte.

A China lidera o crescimento global em energia renovável como resultado de políticas para descarbonizar todos os setores e reduzir a poluição atmosférica local e se torna o maior consumidor de energia renovável, superando a União Européia até 2023. Dos maiores consumidores de energia do mundo, o Brasil tem a maior parte das energias renováveis ??- quase 45% do consumo final total de energia em 2023, impulsionado pela contribuição significativa da bioenergia e da energia hidrelétrica.

Enquanto isso, a energia solar fotovoltaica domina a expansão da capacidade de eletricidade renovável. As adições de capacidade renovável de 178 gigawatts (GW) em 2017 quebraram outro recorde, respondendo por mais de dois terços do crescimento da capacidade líquida global de eletricidade pela primeira vez. A capacidade solar fotovoltaica expandiu-se mais (97 GW), mais da metade da qual estava na China. Enquanto isso, as adições de vento onshore diminuíram globalmente pelo segundo ano consecutivo, e o crescimento de energia hidrelétrica continuou a desacelerar.

Prevê-se que a capacidade solar fotovoltaica aumente em quase 600 GW – mais do que todas as outras tecnologias de energia renovável juntas, ou até duas vezes a capacidade total do Japão, atingindo 1 terawatt (TW) até o final do período de previsão. Apesar das recentes mudanças na política, a China continua sendo o líder fotovoltaico absoluto, detendo quase 40% da capacidade fotovoltaica instalada global em 2023. Os Estados Unidos continuam sendo o segundo maior mercado em crescimento de energia solar fotovoltaica, seguido pela Índia, cuja capacidade quadruplica.

O vento continua sendo o segundo maior contribuinte para o crescimento da capacidade renovável, enquanto a energia hidrelétrica continua sendo a maior fonte de eletricidade renovável até 2023. Semelhante à previsão do ano passado, a capacidade eólica deverá crescer em 60%. Enquanto isso, estimulada pelo progresso tecnológico e reduções significativas de custos, a capacidade eólica offshore triplica, com o crescimento indo além da Europa para a Ásia e a América do Norte.

Mesmo com as tecnologias de energia renovável se tornando cada vez mais competitivas, as políticas apropriadas e o design de mercado são essenciais. Em um caso acelerado, que assume medidas governamentais mais favoráveis, a expansão das energias renováveis ??em eletricidade e em transporte pode ser 25% maior.

O potencial inexplorado da bioenergia nas indústrias de cimento, açúcar e etanol também é significativo. O crescimento da bioenergia nos setores da indústria, dos transportes e da eletricidade combinados poderia ser tão considerável quanto o de outras energias renováveis ??no setor elétrico. Uma proporção significativa desse potencial depende de resíduos e resíduos que oferecem emissões de gases de efeito estufa (GEE) de baixo ciclo de vida e mitigam as preocupações com a mudança do uso da terra. Além disso, o uso desses recursos pode melhorar o gerenciamento de resíduos e a qualidade do ar.